Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79091

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEiriz, Vascopor
dc.contributor.authorPacheco, Pedro Miguel Lapopor
dc.date.accessioned2022-07-29T14:36:25Z-
dc.date.available2022-07-29T14:36:25Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.date.submitted2022-06-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/79091-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing e Estratégiapor
dc.description.abstractO jornalismo de legado enfrenta desde o início do século, com as revoluções tecnológicas da internet e digitalização, desafios que o posicionam numa situação de declínio económico. Face a esta realidade, surgem na literatura apelos a uma mudança estrutural e não apenas tecnológica, e cuja resposta se identifica ao nível da inovação do modelo de negócio. Assim, propôs-se perceber, na presente investigação, se esse apelo foi escutado e se é possível verificar inovações, ao nível do modelo de negócio, do jornalismo de legado em Portugal. Para o efeito procedeu-se a uma análise situacional e transversal da imprensa diária nacional, que posteriormente se enquadrou na literatura de modelo de negócio e inovação do modelo de negócio - onde o foco dado ao papel cognitivo do gestor e o foco na criação de valor, para o processo de inovação, pautaram o processo da investigação. Procurou-se perceber, com recurso a entrevistas semiestruturadas, junto de perfis administrativos do panorama jornalístico nacional, se é possível identificar inovação do modelo de negócio. A investigação não identificou respostas, do sector, ao nível de inovação de modelo de negócio.por
dc.description.abstractSince the beginning of the century, with the technological revolutions of the internet and digitization, legacy journalism has faced challenges that place it in a situation of economic decline. Faced with this reality, calls have been made in the literature for a structural change and not just a technological one, whose response is identified in terms of business model innovation. Thus, it was proposed to understand, in the present investigation, if this appeal was heard and if it is possible to verify innovations, in terms of the business model, of legacy journalism in Portugal. For this purpose, a situational and cross-sectional analysis of the national daily press was carried out, which later was framed in the business model and business model innovation literature - where the focus given to the cognitive role of the manager and the focus on value creation, for the innovation process, guided the investigation process. We sought to understand, using semi structured interviews, with administrative profiles from the national journalistic panorama, whether it is possible to identify innovation in the business model. The investigation did not identify sector responses in terms of business model innovation.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectInovação de modelo de negóciopor
dc.subjectGestorpor
dc.subjectCognitivopor
dc.subjectCriação de valorpor
dc.subjectJournalismpor
dc.subjectBusiness model innovationpor
dc.subjectManagerpor
dc.subjectCognitivepor
dc.subjectValue creationpor
dc.titleInovação de modelo de negócio na imprensa diária nacional de legado em Portugalpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203028058por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pedro Miguel Lapo Pacheco.pdfDissertação de Mestrado1,84 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID