Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/79051

TitleAvaliação de desempenho num centro de formação
Other titlesPerformance assessment in a training centre
Author(s)Lima, Fernanda Bonifácio Magalhães de
Advisor(s)Martins, Maria Fernanda dos Santos
KeywordsAvaliação
Avaliação de desempenho
Diálogo
Formação
Transformação
Evaluation
Performance assessment
Dialogue
Formation
Transformation
Issue date2021
Abstract(s)O relatório aqui apresentado, refere-se ao Projeto de Estágio desenvolvido na Believe Lda. sobre a implementação de um Sistema de Avaliação de Desempenho. Dessa forma, realizamos um estudo que sustenta a intervenção no que se refere a um protótipo de Avaliação de Desempenho. O trabalho está dividido em cinco capítulos. Inicia-se com um enquadramento contextual, caracterizando a instituição e o público-alvo da pesquisa, essa caracterização passa pela história da instituição até o perfil dos trabalhadores como a idade, o género, entre outros. O desenvolvimento desse capítulo é descritivo a fim de que fosse realizado o diagnóstico de necessidades/interesses e traçado os objetivos da intervenção/problema da investigação. A seguir, o enquadramento metodológico, através do Paradigma de intervenção, o Método e as Técnicas de investigação, encontrar-se-á na utilizaçao das técnicas uma abordagem diferente das habituais com o objetivo de comunicar-se com todos os envolvidos na pesquisa, fossem eles com mais ou menos aprofundamento do assunto e também na tentativa de libertar-se de uma recolha de dados “engessada”. Posteriormente, explanar-se-á o enquadramento teórico do tema, a base de toda a pesquisa. Aborda -se o conceito sobre a avaliação de uma forma genérica até chegar na Avaliação de Desempenho. Nesta parte há uma pequena nota introdutória sobre a avaliação escolar como modelo avaliativo na sociedade. De seguida, trata-se das intervenções para a implementação do Sistema de Avaliação de Desempenho na Believe, onde descreve-se a imersão no terreno e onde reverbera-se a aplicação das técnicas investigativas. Por fim, encontrar-se-á o Protótipo de um Sistema de Avaliação de Desempenho configurando o maior desafio do projeto. Nessa parte, a colmatação da caracterização da entidade, da recolha de dados, do enquadramento teórico e a prática. Encontrar-se-á um produto de trabalho de fases, um exemplar único feito para ser experimental com base em princípios dialógicos e emancipatórios.
The report presented here refers-if the Internship Project developed at Believe Lda. on the implementation of a Performance Assessment System. Thus, intervening so that a performance evaluation prototype was created. The work is divided into five chapters. It begins-if with a contextual framework, characterizing the institution and the target audience of the research, this characterization goes through the history of the institution up to the profile of workers as age, gender, among others. The development of this chapter is descriptive in order to carry out the diagnosis of needs/interests and outline the objectives of the intervention/research problem. Then, the methodological framework, through the Intervention Paradigm, the Method and the Research Techniques, find-if-in the use of the techniques a different approach to the usual ones in order to communicate-with all those involved in the research, were they with more or less deepening of the subject and also in the attempt to free- if of a collection of data "plastered". Subsequently, the theoretical framework of the subject will be explained, the basis of all research. The concept of evaluation is approached in a generic way until the Performance Evaluation. In this part there is a small introductory note about school evaluation as an evaluative model in society. Next, it is - whether the negotiations for the implementation of the performance assessment system at Believe, where it describes - whether immersion in the field and where it reverberates - whether the application of investigative techniques. Finally, find-if-is the Prototype of a Performance Evaluation System configuring the biggest challenge of the project. This part covers entity characterisation, data collection, theoretical framework and practice. Find-if-is a work product of phases, a unique example made to be experimental based on dialogical and emancipatory principles.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79051
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Fernanda Bonifácio Magalhães de Lima.pdf40,87 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID