Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/79026

TitleRepresentações da História de África no sistema educativo em Angola
Other titlesSocial representations of African History in the Angola education system
Author(s)Cupata, Jacob Lussento
Advisor(s)Cabecinhas, Rosa
Macedo, Isabel Moreira
KeywordsHistória de África
Identidade cultura
Memória social
Representações sociais
Sistema educativo angolano.
History of Africa
Cultural identity
Social memory
Social representations
Angolan educational system.
Issue date25-Jul-2022
Abstract(s)As representações sociais da História de África têm sido marcadas por inúmeras ambiguidades e contradições decorrentes do percurso histórico que o continente viveu, fruto de dinâmicas internas e externas, nomeadamente com a intensificação da “presença europeia”, a partir do século XV. O tráfico de escravos, a ocupação colonial e a colonização influenciaram directamente a organização político administrativa, cultural e sócio-económica do continente, com repercussões nas identidades culturais africanas. Esta situação veio a alterar-se com as lutas de libertação e a proclamação das independências, o que provocou novas dinâmicas nas sociedades africanas. No período colonial África foi imaginada pelos europeus como um continente sem História e o sistema educativo visava moldar os africanos aos valores europeus. No pós-independência verificou-se uma intensificação das correntes de exaltação do contributo da África na História da Humanidade e o seu enquadramento progressivo no sistema educativo, de acordo as ideologias políticas assumidas nesse período histórico. Esta dissertação enquadra-se nos Estudos Culturais e procura compreender as intercepções entre as estruturas sociais e as práticas culturais, através de uma abordagem interdisciplinar. Nesta dissertação analisámos as representações da História de África no I ciclo do ensino secundário em Angola, mais precisamente na província do Cuanza Sul. Através da análise de documentos (programas de ensino e manuais de História), entrevistas (a professores, autores de manuais e um técnico do INIDE) e inquéritos aos alunos, procurámos perceber as representações sociais sobre a História de África expressas na disciplina de História, bem como aquelas construídas pelos alunos que frequentaram o ciclo de estudos. Os resultados da análise revelam uma certa ambiguidade nas representações sociais da História da África. O cruzamento dos dados ressalta o tráfico de escravos, a abolição da escravatura, a conferência de Berlim, a colonização e a descolonização, destacando-se as narrativas que desafiam o eurocentrismo, nomeadamente no que concerne às representações sobre as personalidades políticas africanas, ligadas essencialmente ao movimento de libertação nacional. Os resultados indicam ainda um claro predomínio de figuras históricas masculinas, quer nos manuais quer nas evocações dos estudantes.
The social representations of the History of Africa have been marked by numerous ambiguities and contradictions arising from the historical course the continent has followed, resulting from internal and external dynamics, namely with the intensification of the "European presence" from the 15th century onwards. The slave trade, colonial occupation, and colonisation directly influenced the continent's political-administrative, cultural and socio-economic organisation, with repercussions on African cultural identities. This situation changed with the liberation struggles and the proclamation of independence, which caused new dynamics in African societies. During the colonial period, Europeans imagined Africa to be a continent without history and the education system aimed to mould Africans to European values. In the post-independence period, there was an intensification of the exaltation of Africa's contribution to World History and its progressive framing in the education system, according to the political ideologies assumed in that historical period. In this dissertation, we analysed the representations of the History of Africa in the 1st cycle of secondary education in Angola, more precisely in the province of Cuanza Sul. This work is framed within Cultural Studies and seeks to understand the interceptions between social structures and cultural practices through an interdisciplinary approach. Through the analysis of documents (syllabus and history textbooks), interviews (with teachers, textbook authors and an INIDE technician) and student surveys, we tried to understand the social representations of the History of Africa expressed in the History discipline, as well as those constructed by the students who attended the 1st cycle of secondary education. The findings reveal a certain ambiguity in the social representations of the History of Africa. The crossing of the data points out the slave trade, the abolition of slavery, the Berlin conference, colonisation and decolonisation. Narratives that challenge Eurocentrism are highlighted, namely regarding the representations of African political personalities, essentially linked to the national liberation movement. The results also indicate a clear predominance of male historical figures, both in the textbooks and students' evocations.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de doutoramento em Estudos Culturais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79026
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CECS - Teses de doutoramento / PhD theses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jacob Lussento Cupata.pdfTese de doutoramento4,34 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID