Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78798

TítuloA literatura infantil como promotora da ecoliteracia: intervenção no 1.º Ciclo e no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)Children's literature as a promoter of ecoliteracy: intervention in the 1st and 2nd stage of Elementary Education
Autor(es)Pereira, Ana Beatriz da Silva
Orientador(es)Ramos, Rui Lima
Palavras-chaveEcoliteracia
Ambiente
Literatura infantojuvenil
Leitura
Escrita
Ensino
Ecoliteracy
Environment
Children's literature
Reading
Writing
Values
Data30-Abr-2022
Resumo(s)O presente relatório de intervenção pedagógica, intitulado “A literatura infantil como promotora da ecoliteracia: Intervenção no 1.º Ciclo e no 2.º Ciclo do Ensino Básico”, foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O documento apresenta uma reflexão sobre toda a prática profissional desenvolvida ao longo do ano letivo de 2020/2021. Atualmente, a sociedade vive cada vez mais preocupada com as questões ambientais, quer a nível das alterações climáticas, quer a nível da preservação ambiental em outros âmbitos. Por isso, procurámos compreender com os alunos a influência do ser humano num mundo cada vez mais globalizado, através do comportamento prejudicial para o ambiente e também a aprendizagem de atitudes sustentáveis com aplicação imediata ao nível individual. O tema principal desenvolvido foi a promoção da ecoliteracia, no âmbito do qual os alunos têm a oportunidade de construir aprendizagens, capacidades e atitudes que lhes permitam desenvolver conhecimentos para compreenderem melhor o ambiente e como devem preservá-lo. Através da promoção da compreensão e preservação do ambiente e recorrendo à exploração de livros de literatura infantojuvenil, em grande grupo, em pares e de forma individual, foram desenvolvidas atividades que se inscrevem nos âmbitos da Educação Literária, de Leitura e Escrita, da Gramática e, por fim, uma componente mais prática, com a realização de atividades de artes visuais. A metodologia utilizada neste projeto teve por base a metodologia de Investigação-Ação. Os dados recolhidos foram obtidos através da observação e reflexão acerca das aulas com a escrita do diário de bordo, da realização de um questionário socioeconómico e através das atividades e trabalhos realizados ao longo da intervenção. Após a realização do projeto, consideramos que fomos capazes de alcançar os objetivos propostos. Foi possível desenvolver e construir, juntamente com os alunos, novas aprendizagens que são fundamentais para a construção de um maior respeito pelo meio ambiente; foi também possível ajudá los a conceber um papel ativo e consciente na sociedade.
The present pedagogical intervention report, entitled “Children's literature as a promoter of ecoliteracy: Intervention in the 1st and 2nd stage of Elementary Education", was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice Curricular Unit of the master’s degree in Teaching on 1st Cycle of Basic Education and Portuguese, History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. The document presents a reflection on the entire professional practice developed during the school year 2020/2021. Currently, society is increasingly concerned about environmental issues, both in terms of climate change and preservation of the environment. Therefore, we sought to understand with students, the influence of the human being in an increasingly globalized world, through behavior harmful to the environment and also the learning of simple and practical sustainable attitudes. The main theme developed was the promotion of ecoliteracy, in which students have the opportunity to build learning skills and attitudes that allow them to develop knowledge to better understand the environment and how to preserve it. Through the promotion of environmental understanding and preservation and through the exploration of children's literature books, in large groups, in pairs and individually, activities were developed in the areas of Literacy Education, Reading and Writing, Grammatic and, finally, a more practical component, with visual arts activities. The methodology used in this project was based on the Action-Research methodology. The data collected was obtained through observation and reflection of the classes with the writing of a logbook, the completion of a socio-economic questionnaire, and through the activities and assignments performed throughout the intervention. After the completion of the project, we believe that we were able to achieve the proposed objectives. It was possible to develop and build, together with the students, new learning experiences that are fundamental for the construction of a greater respect for the environment, as well as for children to play an active and conscious role in society.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78798
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Beatriz da Silva Pereira.pdf6,86 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID