Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78787

TítuloFormation à la médiation sociale par le compagnonnage et la mobilité européenne: Les Tours d'Europe (2016-2019)
Autor(es)Moisan, André
Silva, Ana Maria Costa e
Faria-Fortecoef, Clarisse
Kinet, Francine
Ghobrini, Hamid
Palavras-chaveMediação social
Formação
Mobilidade europeia
DataOut-2021
EditoraL'Harmattan
CitaçãoMoisan, A., Silva, A. M. C., Faria-Fortecöef, C., Kinet, F., & Ghobrini, H. (2021). Formation à la médiation sociale par le compagnonnage et la mobilité européenne: Les Tours d'Europe (2016-2019). L’Harmattan.
Resumo(s)Durante 4 anos, mediadores sociais da Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Luxemburgo e Portugal realizaram uma Volta à Europa inspirada nos companheiros da Volta à França (e da Alemanha). Qual é a sua génese? Como, na prática, ocorreram? Que lições, para além de sua implementação, podemos tirar? A comissão organizadora - na origem desta inovação, e que a acompanhou durante estas 4 mobilidades - descreve como têm sido agentes reveladores e poderosos para o desenvolvimento de competências individuais e coletivas através da troca de experiências e da diversidade europeia. Revela também como a construção de um ambiente profissional – no cerne do vínculo social, sua reparação, sua preservação e seu desenvolvimento – se constrói mais através de uma partilha de saberes e uma socialização empreendida pelos próprios atores do que por normas prescritivas, emitidas de cima. São apresentados a abordagem da formação, métodos e ferramentas, bem como o seu desenvolvimento e refinamento. Este livro é uma ferramenta vital para os mediadores sociais europeus e todos aqueles que os acompanham. Será também de interesse para os formadores que procuram inovações para uma estratégia e abordagem pedagógica adaptadas ao ambiente profissional a que se dirigem.
Along 4 years, social mediators from Germany, Belgium, Spain, France, Italy, Luxembourg and Portugal undertook a Tour of Europe inspired by the Tours of France (and of Germany) companions. What is its genesis? How, practically, did they take place? What lessons, even beyond its implementation, can we draw from it? The Steering Committee - at the origin of this innovation, and which accompanied it during these 4 rounds - describes here how they have been revealing and powerful agents for the development of individual and collective skills through the exchange of experiences. , their pooling and openness to European diversity. It also reveals how the construction of a professional environment – at the heart of the social bond, its repair, its preservation and its development – is built more by a pooling of knowledge and a socialization undertaken by the actors themselves than by prescriptive standards. issued from above. The teaching approach, methods and tools are presented, as well as their development and refinement as you learn from each round. This book is a vital tool for European social mediators and all those who accompany them. It will also be of interest to trainers looking for innovations for a pedagogical strategy and approach adapted to the professional environment they are addressing.
Pendant 4 ans, des médiateurs sociaux d’Allemagne, de Belgique, d’Espagne, de France, d’Italie, du Luxembourg et du Portugal, ont entrepris un Tour d’Europe s’inspirant des Tours de France (et d’Allemagne) des compagnons. Quelle en est la genèse ? Comment, pratiquement, se sont-ils déroulés ? Quelles leçons, au-delà même de sa mise en œuvre, peut-on en tirer ? Le Comité de pilotage - à l’origine de cette innovation, et qui l’a accompagnée pendant ces 4 tours - décrit ici comment ils ont été des révélateurs et de puissants agents de développement de compétences individuelles et collectives par l’échange d’expériences, leur mise en commun et l’ouverture à la diversité européenne. Elle révèle aussi comment la construction d’un milieu professionnel – au cœur du lien social, sa réparation, sa préservation et son développement – se construit davantage par une mutualisation des savoirs et une socialisation entreprise par les acteurs eux-mêmes que par des normes prescriptives édictées d’en haut. La démarche, les méthodes et les outils pédagogiques sont présentées, ainsi que leur évolution et leur affinement au gré des apprentissages de chacun des tours. Ce livre est un outil capital pour les médiateurs sociaux européens et tous ceux qui les accompagnent. Il intéressera également les formateurs à la recherche d’innovations pour une stratégie et une démarche pédagogique adaptées au milieu professionnel auquel ils s’adressent.
TipoLivro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78787
ISBN978-2-343-23555-4
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Livro Formation à la médiation sociale..._2021.pdf
Acesso restrito!
915,71 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID