Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78685

TítuloA coerência e a coesão textual no desenvolvimento de competências de leitura e escrita na aula de Português
Autor(es)Esteves, Susana Catarina Pereira
Orientador(es)Carvalho, José António Brandão
Palavras-chaveEnsino da escrita
Coesão e coerência textual
Teaching of writing
Cohesion and textual coherence
Data5-Abr-2022
Resumo(s)O presente relatório apresenta o projeto de investigação-ação realizado ao longo de um ano de estágio curricular integrado no Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Construído a partir do diagnóstico resultante da observação de aulas, no início do ano, este projeto teve como objetivo desenhar, implementar e avaliar estratégias de ensino da escrita, focadas em aspetos relativos à coesão e à coerência textual, no ensino secundário, sendo concretizado em atividades de compreensão, análise e produção de texto. Este relatório de estágio é composto por três partes: uma parte teórica, em que se procede a uma contextualização da escrita, dos seus subprocessos e da coesão e coerência e, a leitura; e duas partes práticas, em que se procede à contextualização do contexto de intervenção e a implementação do projeto onde são descritas as atividades desenvolvidas objetivando-se desenvolvimento das competências dos alunos no que respeita às suas produções escritas, ou seja, o aluno deveria ficar capaz de redigir com desenvoltura, consistência, adequação e correção os textos planificados recorrendo à coerência e coesão. O relatório termina com a avaliação do trabalho desenvolvido, a partir da análise dos textos produzidos pelos alunos
This report presents the project carried out over a year of curricular internship integrated in the Master in Portuguese Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education. Designed from the diagnosis resulting from the observation of classes at the beginning of the year, this project aimed to design, implement, and evaluate strategies for teaching writing, focused on aspects related to textual cohesion and coherence, in secondary education, being implemented in comprehension, analysis and text production activities. This internship report consists of three parts: a theoretical part, in which the writing, its subprocesses and cohesion and coherence and reading are contextualized; and two practical parts, in which the work is contextualized and where the activities developed are described enhancing to develop the students’ writing skills, that is, the student should be able to write with ease, consistency, adequacy and correction of the planned texts, resorting to coherence and cohesion. The report ends with the evaluation of the work developed, based on the analysis of the texts produced by the students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78685
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Susana Catarina Pereira Esteves.pdf7,74 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID