Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78684
Título: | Práticas de escrita na aula de Português: o uso da criatividade no ensino da escrita |
Outro(s) título(s): | Writing practices in the Portuguese class: the use of creativity in teaching writing |
Autor(es): | Santos, Sara Pires Rebelo Fraguito dos |
Orientador(es): | Silva, António Carvalho da |
Palavras-chave: | Criatividade Escrita Processo de escrita Produção escrita Português Creativity Writing Writing process Written production Portuguese |
Data: | 11-Mar-2022 |
Resumo(s): | A escrita é uma das aprendizagens essenciais que é introduzida a partir do início da alfabetização
do indivíduo e que se prolonga até ao término da escolaridade obrigatória, sendo por ele usada ao longo
de toda a sua vida. Também a sua capacidade criativa é colocada em prática desde cedo em vários
vértices da sua existência, dando-lhe ou tirando-lhe destaque em áreas muito diversas. Será que o ensino
do processo da escrita surtirá resultados positivos, se se mantiver de mãos dadas com o desenvolvimento
criativo dos alunos?
O presente relatório de estágio visa a apresentação e reflexão de um Projeto de Intervenção
Pedagógica integrado no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino
Básico e no Ensino Secundário, que foi desenvolvido num contexto educativo específico com os 7º e 11º
anos de escolaridade, no sentido de trabalhar a escrita em sala de aula, desenvolvendo a criatividade
dos alunos ao usá-la como ferramenta motivacional. As estratégias de intervenção passaram, assim, pela
consciencialização dos alunos sobre a complexidade do processo de escrita, que requer autorregulação
e treinamento, tal como a capacidade criativa que, sendo uma aptidão de todos, apresenta um
desenvolvimento que dependerá, também, da sua prática e da aplicação de técnicas várias.
Este projeto teve como base uma metodologia de investigação-ação, uma vez que a investigação
tomou uma dimensão qualitativa. Os documentos dos materiais didáticos concebidos foram utilizados
para análise e reflexão sobre as práticas relativas ao domínio selecionado neste projeto.
Após a realização desta intervenção pedagógica, foi possível concluir, a partir dos trabalhos
realizados, que os alunos, apesar de criarem barreiras à prática da escrita processual como fuga
pragmática das tarefas escolares, trabalham de forma ativa em todas as componentes da escrita
transmitidas como essenciais, quando as práticas remetem para o foro da criatividade, por meio da
exploração das potencialidades da imaginação pessoal e dos conhecimentos da própria realidade. Writing is one of the essential learnings that is introduced from the beginning of the individual's literacy, and which lasts until the end of compulsory education, being used by him throughout his life. His creative capacity is also put into practice from an early age in various aspects of his existence, giving him or her prominence in very different areas. Will teaching the writing process yield positive results if it goes hand in hand with the creative development of students? This internship report aims to present and reflect on a Pedagogical Intervention Project integrated in the syllabus of the Master in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education, which was developed in a specific educational context with the 7th and 11th years of schooling, in the sense of working on writing in the classroom, developing students' creativity by using it as a motivational tool. Intervention strategies thus went through the awareness of students about the complexity of the writing process, which requires self-regulation and training, as well as the creative capacity which, being everyone's aptitude, presents a development that will also depend on their practice and the application of various techniques. This project was based on an action-research methodology, as the investigation took on a qualitative dimension. The documents of the designed teaching materials were used for analysis and reflection on the practices related to the domain selected in this project. After carrying out this pedagogical intervention, it was possible to conclude, from the work carried out, that the students, despite creating barriers to the practice of procedural writing as a pragmatic escape from school tasks, actively work on all written components transmitted as essential, when practices refer to the forum of creativity, through the exploration of the potential of personal imagination and knowledge of reality itself. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78684 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sara Pires Rebelo Fraguito dos Santos.pdf | 4,67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons