Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78684

TítuloPráticas de escrita na aula de Português: o uso da criatividade no ensino da escrita
Outro(s) título(s)Writing practices in the Portuguese class: the use of creativity in teaching writing
Autor(es)Santos, Sara Pires Rebelo Fraguito dos
Orientador(es)Silva, António Carvalho da
Palavras-chaveCriatividade
Escrita
Processo de escrita
Produção escrita
Português
Creativity
Writing
Writing process
Written production
Portuguese
Data11-Mar-2022
Resumo(s)A escrita é uma das aprendizagens essenciais que é introduzida a partir do início da alfabetização do indivíduo e que se prolonga até ao término da escolaridade obrigatória, sendo por ele usada ao longo de toda a sua vida. Também a sua capacidade criativa é colocada em prática desde cedo em vários vértices da sua existência, dando-lhe ou tirando-lhe destaque em áreas muito diversas. Será que o ensino do processo da escrita surtirá resultados positivos, se se mantiver de mãos dadas com o desenvolvimento criativo dos alunos? O presente relatório de estágio visa a apresentação e reflexão de um Projeto de Intervenção Pedagógica integrado no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, que foi desenvolvido num contexto educativo específico com os 7º e 11º anos de escolaridade, no sentido de trabalhar a escrita em sala de aula, desenvolvendo a criatividade dos alunos ao usá-la como ferramenta motivacional. As estratégias de intervenção passaram, assim, pela consciencialização dos alunos sobre a complexidade do processo de escrita, que requer autorregulação e treinamento, tal como a capacidade criativa que, sendo uma aptidão de todos, apresenta um desenvolvimento que dependerá, também, da sua prática e da aplicação de técnicas várias. Este projeto teve como base uma metodologia de investigação-ação, uma vez que a investigação tomou uma dimensão qualitativa. Os documentos dos materiais didáticos concebidos foram utilizados para análise e reflexão sobre as práticas relativas ao domínio selecionado neste projeto. Após a realização desta intervenção pedagógica, foi possível concluir, a partir dos trabalhos realizados, que os alunos, apesar de criarem barreiras à prática da escrita processual como fuga pragmática das tarefas escolares, trabalham de forma ativa em todas as componentes da escrita transmitidas como essenciais, quando as práticas remetem para o foro da criatividade, por meio da exploração das potencialidades da imaginação pessoal e dos conhecimentos da própria realidade.
Writing is one of the essential learnings that is introduced from the beginning of the individual's literacy, and which lasts until the end of compulsory education, being used by him throughout his life. His creative capacity is also put into practice from an early age in various aspects of his existence, giving him or her prominence in very different areas. Will teaching the writing process yield positive results if it goes hand in hand with the creative development of students? This internship report aims to present and reflect on a Pedagogical Intervention Project integrated in the syllabus of the Master in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education, which was developed in a specific educational context with the 7th and 11th years of schooling, in the sense of working on writing in the classroom, developing students' creativity by using it as a motivational tool. Intervention strategies thus went through the awareness of students about the complexity of the writing process, which requires self-regulation and training, as well as the creative capacity which, being everyone's aptitude, presents a development that will also depend on their practice and the application of various techniques. This project was based on an action-research methodology, as the investigation took on a qualitative dimension. The documents of the designed teaching materials were used for analysis and reflection on the practices related to the domain selected in this project. After carrying out this pedagogical intervention, it was possible to conclude, from the work carried out, that the students, despite creating barriers to the practice of procedural writing as a pragmatic escape from school tasks, actively work on all written components transmitted as essential, when practices refer to the forum of creativity, through the exploration of the potential of personal imagination and knowledge of reality itself.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78684
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Pires Rebelo Fraguito dos Santos.pdf4,67 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID