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dc.contributor.authorMartinho, Nuno Lucenapor
dc.contributor.authorAndrade, José Gabrielpor
dc.contributor.authorVianna, Elainepor
dc.date.accessioned2022-07-08T09:00:15Z-
dc.date.available2022-07-08T09:00:15Z-
dc.date.issued2022-06-30-
dc.identifier.citationLucena, N., Andrade, J. G., & Vianna, E. (2022). Análise da concorrência para a criação de marcas: Uma proposta de diálogo entre marketing, comunicação e registo. Comunicação Pública, 17(32). https://doi.org/10.34629/cpublica.318por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/78660-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo oferecer um estudo interdisciplinar em que o marketing, o branding, a comunicação e aspetos do sistema de registo de marcas contribuem para a confirmação da análise da concorrência como dinâmica fundamental para a criação de uma marca nova. Recorrendo ao processo de criação da marca Dr. Well’s, desenvolveu-se um estudo de caso em que, através da identificação dos vários componentes da marca, foi demonstrado o papel da análise da concorrência em cada um destes componentes. O trabalho foi desenvolvido em etapas de sequência, a primeira das quais foi a revisão da literatura sobre a análise da concorrência. Em seguida, foram valorizados os aspetos teóricos sobre a criação de marcas, através do conhecimento contido nos autores sobre as áreas do marketing e do branding. O terceiro ponto de abordagem do trabalho focou os aspetos fundamentais do sistema de registo de marcas e as possibilidades de utilização das informações contidas para estudos de concorrência. Em seguida, foi analisado o estudo sobre a criação da marca Dr. Well’s, em que foram abordados os aspetos teóricos da comunicação. Com este trabalho, pretendemos compreender como a concorrência desempenha um papel crucial na criação dos principais pilares estruturais da marca e como a concorrência desempenha um papel crucial na criação dos principais pilares estruturais da marca, como a criação de um conceito, de um posicionamento e de uma ideologia, influenciando todos os outros elementos indiretamente, uma vez que o processo de criação de marcas não é unilateral e todos os componentes interagem entre si.por
dc.description.abstractThis article aims to offer an interdisciplinary study in which marketing, branding, communication, and aspects of the trademark registration system contribute to confirming the analysis of competition as a fundamental dynamic for the creation of a new brand. Using the process of creating the Dr. Well’s brand, a case study was developed in which, through the identification of the various components of the brand, the role of competitive analysis in each of these components was demonstrated. The work was developed in sequential stages, the first of which was the literature review on the analysis of competition. Then, the theoretical aspects about the creation of brands were valued, through the knowledge contained in the authors about the areas of marketing and branding. The third point of approach of the work focused on the fundamental aspects of the trademark registration system and the possibilities of using the information contained therein for studies of competition. Then, the study on the creation of the Dr. Well’s brand, in which the theoretical aspects of communication were addressed, was analyzed. With this work, we intend to understand how competition plays a crucial role in the creation of the main structural pillars of the brand and how competition plays a crucial role in the creation of the main structural pillars of the brand, such as the criation of a concept, a positioning, and an ideology, influencing all the other elements indirectly will influence all the other elements indirectly, since the process of Branding is not one-sided, and all components interact with each other.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa. Escola Superior de Comunicação Socialpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00736%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectConcorrênciapor
dc.subjectMarcapor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectRegisto de marcapor
dc.subjectCompetitionpor
dc.subjectBrandpor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectTrademark registrationpor
dc.titleAnálise da concorrência para a criação de marcas: uma proposta de diálogo entre marketing, comunicação e registopor
dc.title.alternativeCompetitor analysis for brand creation: a proposal for a dialog between marketing, communication and registrationpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/318por
dc.commentsPartilhar com "Departamento de Ciências da Comunicação"por
oaire.citationIssue32por
oaire.citationVolume17por
dc.identifier.doi10.34629/cpublica.318por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.journalComunicação Públicapor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals
DCC - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

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