Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78654

TítuloO património artístico-religioso de Chaves da época barroca: o uso de fontes patrimoniais locais para a construção de evidência histórica em alunos de 8º ano
Autor(es)Nascimento, Sofia Isabel Loureiro Mendonça Proença
Orientador(es)Solé, Glória
Palavras-chaveAbsolutismo
Arte barroca
Evidência histórica
Património artístico-religioso
Absolutism
Artistic-religious heritage
Baroque art
Historical evidence
Data17-Jan-2022
Resumo(s)O presente relatório de estágio emerge da implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionado (PIPS) realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, desenvolvido no Instituto de Educação da Universidade de Minho, no ano letivo de 2020/2021, numa escola do concelho de Chaves, na disciplina de História, e com alunos do 8ºano de escolaridade. O objetivo primordial deste relatório traduziu-se na análise da evolução do conhecimento histórico dos alunos a partir da observação de fontes patrimoniais e na esteira do conceito metahistórico da evidência, articulado com a época barroca. Procurámos responder às seguintes questões de investigação: Que ideias têm os alunos sobre património, património artístico-religioso, e acerca do património como evidência histórica? Que tipos de fontes patrimoniais os alunos conhecem de Chaves da época barroca e que relevância lhes atribuem para a construção do conhecimento da história local/nacional? Que evidências históricas os alunos constroem a partir da exploração do património histórico local (artístico-religioso) de Chaves? De que forma os alunos monitorizam, numa lógica de metacognição, a sua aprendizagem ao nível da evidência histórica a partir do património artístico-religioso de Chaves e que tipo de consciência patrimonial desenvolveram? Os alunos efetuaram diversas tarefas: inicialmente procedeu-se ao levantamento das ideias prévias, e realizaram-se tarefas de contextualização; seguido de um exercício de pré-visita e de contextualização ao património a ser visitado; por fim, os participantes foram desafiados a fazer uma visita de estudo à época em estudo (barroco), mas de modo virtual devido à pandemia da Covid-19, acompanhados de um guião-questionário para melhor analisar as fontes patrimoniais em questão, culminando com a realização de uma ficha de metacognição. A análise dos dados permitiu concluir que, no início deste estudo, os alunos possuíam quase um total desconhecimento do património artístico-religioso do concelho. No entanto, no final da intervenção pedagógica supervisionada, grande parte deles apresentavam sinais de compreender a relevância atribuída às fontes patrimoniais para a construção do conhecimento histórico a partir do uso da evidência histórica, e tinham desenvolvido a sua consciência patrimonial.
This report emerges from the implementation of the Supervised Pedagogical Intervention Project (PIPS) carried out under the Master's Degree in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education, developed at the Education Institute of the University of Minho, in the school year 2020/2021, in a school in the municipality of Chaves, in the subject of History, and with 8th grade students. The main objective of this report was translated into the analysis of the evolution of students' historical knowledge from the observation of heritage sources and in the wake of the metahistorical concept of evidence, articulated with the Baroque period. We tried to answer the following research questions: What ideas do students have about heritage, artistic-religious heritage, and about heritage as historical evidence? What types of heritage sources do students know about Chaves concerning the Baroque period and what relevance do they attribute to the construction of knowledge of local/national history? What historical evidence do students build from their exploration of the local (artistic-religious) heritage of Chaves? How do students control, in a logic of metacognition, their learning at the level of historical evidence from the artistic-religious heritage of Chaves and what kind of heritage awareness have they developed? The students performed several tasks: initially, a survey of previous ideas was carried out, as well as contextualization tasks; it was followed by a pre-visit exercise and contextualization of the heritage to be visited; finally, the participants were challenged to make a study visit at the time under study (Baroque), but in a virtual way due to the Covid-19 pandemic, prepared with a questionnaire script so that they could better analyze the heritage sources in question, culminating with the completion of a metacognition worksheet. Data analysis allowed us to conclude that, at the beginning of this study, the students had almost a total lack of knowledge of the municipality's artistic-religious heritage. However, at the end of the supervised pedagogical intervention, most of them showed signs of understanding the relevance attributed to heritage sources for the construction of historical knowledge based on the use of historical evidence and they had developed their own heritage awareness.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78654
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sofia Isabel Loureiro Mendonca Proenca Nascimento.pdf4,03 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID