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Título“Creative minds create a better world ” – a expressão plástica na aprendizagem do inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Outro(s) título(s)“Creative minds create a better world ” – arts and crafts in english learning in Primary Education
Autor(es)Oliveira, Bruna Cristina Gonçalves
Orientador(es)Moreira, Maria Alfredo
Palavras-chaveAutonomia
Autorregulação
Crianças
Criatividade
Expressão plástica
Inglês no 1.º CEB
Arts and crafts
Autonomy
Children
Creativity
English in primary education
Self-Regulation
Data21-Fev-2022
Resumo(s)O presente relatório de estágio pedagógico supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, descreve e fundamenta o projeto de intervenção subordinado ao título “ Creative minds create a better world ” – a Expressão Plástica na Aprendizagem de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico. O projeto foi desenvolvido numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa escola no concelho de Braga. Através da análise do contexto de intervenção e de um questionário inicial de diagnóstico, foi possível selecionar um tema relevante a aplicar à turma. O projeto teve como objetivos: identificar perceções, preferências e atitudes das crianças face à expressão plástica e à aprendizagem de inglês; identificar os interesses das crianças face ao uso da expressão plástica como estratégia na aprendizagem de Inglês; explorar a expressão plástica como estratégia didática para promover a criatividade na aprendizagem do inglês; e explorar a expressão plástica como estratégia para desenvolver a autonomia e competências de autorregulação. Implementaram-se atividades com recurso ao uso da expressão plástica como estratégia didática. Os resultados finais demonstraram que as crianças reconheceram a importância desta estratégia na aprendizagem da língua inglesa, uma vez que estimulou a sua criatividade, ajudando as a tornarem-se mais autónomas e fomentando o seu envolvimento na aprendizagem. O uso da expressão plástica como estratégica didática envolve as crianças na criação dos seus próprios trabalhos, estimulando a criatividade ao mesmo tempo que promove a aprendizagem da língua, desenvolvendo competências de autorregulação e autonomia que suscitam atitudes mais positivas em relação à aprendizagem. Em relação a limitações encontradas, a principal dificuldade deste recurso foi a planificação de atividades que não funcionem como adorno às aulas, mas melhorem o processo de ensino aprendizagem. Adicionalmente, o consumo de tempo que estas atividades requerem obriga a uma gestão atenta e prudente da duração da aula, bem como das atividades planificadas.
This supervised pedagogical internship report, carried out under the master’s degree in English Teaching in Primary Education, describes and substantiates the intervention project under the title “ Creative minds create a better world ” – Arts and Crafts in English Learning in Primary Education. The project was developed with 4th graders of Primary Education in a school in the municipality of Braga. Through the analysis of the intervention context and an initial diagnostic questionnaire, it was possible to select a relevant topic to apply to the class. The project aimed to identify children's perceptions, preferences and attitudes towards arts and crafts and English learning; identify the interests of children in the use of arts and crafts as a strategy in learning English; explore arts and crafts as a didactic strategy to promote creativity in English learning; and explore arts and crafts as a strategy to develop autonomy and self-regulation skills. Activities were implemented using arts and crafts as a didactic strategy. The results showed that children recognized the importance of using this strategy in learning the English language, as it stimulated their creativity, helping them to become more autonomous and encouraging their involvement in learning. Arts and crafts as a didactic strategy involves children in creating their own work, stimulating creativity while promoting language learning, developing self-regulation and autonomy skills that raise more positive attitudes towards learning. Regarding the limitations found, the main difficulty of this resource is the planning of activities that do not work as an adornment to the classes but improve the teaching-learning process. In addition, the consumption of time that these activities require demands careful and prudent management of the duration of the class, as well as of the planned activities.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78648
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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