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https://hdl.handle.net/1822/78648
Título: | “Creative minds create a better world ” – a expressão plástica na aprendizagem do inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Outro(s) título(s): | “Creative minds create a better world ” – arts and crafts in english learning in Primary Education |
Autor(es): | Oliveira, Bruna Cristina Gonçalves |
Orientador(es): | Moreira, Maria Alfredo |
Palavras-chave: | Autonomia Autorregulação Crianças Criatividade Expressão plástica Inglês no 1.º CEB Arts and crafts Autonomy Children Creativity English in primary education Self-Regulation |
Data: | 21-Fev-2022 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio pedagógico supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado
em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, descreve e fundamenta o projeto de intervenção
subordinado ao título “ Creative minds create a better world ” – a Expressão Plástica na
Aprendizagem de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico.
O projeto foi desenvolvido numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa escola
no concelho de Braga. Através da análise do contexto de intervenção e de um questionário inicial
de diagnóstico, foi possível selecionar um tema relevante a aplicar à turma. O projeto teve como
objetivos: identificar perceções, preferências e atitudes das crianças face à expressão plástica e à
aprendizagem de inglês; identificar os interesses das crianças face ao uso da expressão plástica
como estratégia na aprendizagem de Inglês; explorar a expressão plástica como estratégia didática
para promover a criatividade na aprendizagem do inglês; e explorar a expressão plástica como
estratégia para desenvolver a autonomia e competências de autorregulação.
Implementaram-se atividades com recurso ao uso da expressão plástica como estratégia
didática. Os resultados finais demonstraram que as crianças reconheceram a importância desta
estratégia na aprendizagem da língua inglesa, uma vez que estimulou a sua criatividade, ajudando
as a tornarem-se mais autónomas e fomentando o seu envolvimento na aprendizagem. O uso da
expressão plástica como estratégica didática envolve as crianças na criação dos seus próprios
trabalhos, estimulando a criatividade ao mesmo tempo que promove a aprendizagem da língua,
desenvolvendo competências de autorregulação e autonomia que suscitam atitudes mais positivas
em relação à aprendizagem.
Em relação a limitações encontradas, a principal dificuldade deste recurso foi a planificação
de atividades que não funcionem como adorno às aulas, mas melhorem o processo de ensino
aprendizagem. Adicionalmente, o consumo de tempo que estas atividades requerem obriga a uma
gestão atenta e prudente da duração da aula, bem como das atividades planificadas. This supervised pedagogical internship report, carried out under the master’s degree in English Teaching in Primary Education, describes and substantiates the intervention project under the title “ Creative minds create a better world ” – Arts and Crafts in English Learning in Primary Education. The project was developed with 4th graders of Primary Education in a school in the municipality of Braga. Through the analysis of the intervention context and an initial diagnostic questionnaire, it was possible to select a relevant topic to apply to the class. The project aimed to identify children's perceptions, preferences and attitudes towards arts and crafts and English learning; identify the interests of children in the use of arts and crafts as a strategy in learning English; explore arts and crafts as a didactic strategy to promote creativity in English learning; and explore arts and crafts as a strategy to develop autonomy and self-regulation skills. Activities were implemented using arts and crafts as a didactic strategy. The results showed that children recognized the importance of using this strategy in learning the English language, as it stimulated their creativity, helping them to become more autonomous and encouraging their involvement in learning. Arts and crafts as a didactic strategy involves children in creating their own work, stimulating creativity while promoting language learning, developing self-regulation and autonomy skills that raise more positive attitudes towards learning. Regarding the limitations found, the main difficulty of this resource is the planning of activities that do not work as an adornment to the classes but improve the teaching-learning process. In addition, the consumption of time that these activities require demands careful and prudent management of the duration of the class, as well as of the planned activities. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78648 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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