Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78645

TítuloA exploração de materiais não estruturados na creche e no jardim de infância: manipular, descobrir, brincar e aprender
Outro(s) título(s)The exploration of unstructured materials at nursery school and kindergarten: manipulate, discover, play and learn
Autor(es)Gomes, Andreia Fernandes
Orientador(es)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Parente, Maria Cristina Cristo
Palavras-chaveAprendizagem ativa
Brincadeira heurística
Brincar
Exploração
Materiais não estruturados
Active learning
Heuristic fun
Play
Exploration
Unstructured materials
Data17-Mar-2022
Resumo(s)O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Estágio, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho e apresenta, descreve, fundamenta, analisa e avalia os Projetos de Intervenção Pedagógica (PIP) implementados nos contextos de Creche e Jardim de Infância. Este relatório intitula-se A exploração de materiais não estruturados na Creche e no Jardim de Infância: Manipular, descobrir , brincar e aprender e desencadeou-se a partir da escuta e observação atenta e focalizada nos contextos, nos interesses e necessidades demostradas pelas crianças, bem como nos diálogos travados com as educadoras cooperantes. Assim, e tendo por base as minhas observações e reflexões, projetei a minha intervenção com vista a ampliar e proporcionar momentos e oportunidades de exploração de materiais, descoberta e brincadeira, procurando promover o desenvolvimento holístico e a aquisição de novas aprendizagens nas crianças. Em ambos os contextos educativos, foram desenvolvidas diversas estratégias que responderam aos interesses e necessidades das crianças. A intervenção pedagógica realizada em creche pretendeu proporcionar às crianças oportunidades para explorar e manipular materiais e objetos, relacionados com o quotidiano visando estimular os cinco sentidos da criança, optando pela utilização da proposta pedagógica de Goldschmied e Jackson (2006), a brincadeira heurística. No jardim de infância o projeto passou pela realização de atividades que envolvessem a exploração de materiais não estruturados, através das quais as crianças tiveram oportunidade de elaborar diversas construções e realizar aprendizagens estimulantes, em várias áreas de conteúdo. As práticas pedagógicas desenvolvidas ancoraram-se nos princípios da metodologia de investigação-ação que seguiu diversas etapas: observação, reflexão, planificação e ação, nas quais a documentação pedagógica constituiu a base de sustentação de todo o processo. Todo este percurso sustentou-se numa conceção de criança enquanto um ser ativo, competente e curioso, que tem voz e que atua como coconstrutora do próprio conhecimento.
This final report is integrated in the training curricular area of Master Degree in Preschool Education at University of Minho and presents, describes, substantiates, analyses and assesses Pedagogical Intervention Projects (PIP) implemented in the context of Nursery school and Kindergarted education. This report is intitled: The exploration of unstructured materials in the Nursery School and Kindergarten: Manipulate, discover, play and learn and it started with a careful tapping and meticulous observation focused in contexts, interests and specific needs demonstrated by children as well as dialogues established with educators. Therefore, taking into consideration my observations and reflexions, I have designed my intervention as to expand and create moments and opportunities to explore materials, through discovering and playing aiming to promote an holistic development and the acquirement of new knowledge by children. In both educational contexts many different strategies were developed corresponding to the children´s interests and needs. The pedagogical intervention in Nursery school intended to provide children with chances to explore and manipulate materials and objects related to their daily routine always aiming to encourage and stimulate the child´s five senses deciding on the pedagogical proposal Goldschmied e Jackson (2006), the heuristic fun. At the Kindergarten the project was based on activities involving the exploration of unstructured materials through which the children had the opportunity to elaborate different constructions and gather knowledge by stimulating learning in different content areas. The pedagogical practice developed underlied on the principles of research-action methodolody following several stages: observation, reflexion, planification and action having pedagogical documentation supporting the entire process. This trajectory contributed to the perception and conception of the child as an active being, clever, skillful, capable and curious who has an active voice performing as the cobuilder of his/her own process of learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78645
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andreia Fernandes Gomes.pdf3,48 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID