Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78483

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Maria Helenapor
dc.contributor.authorFernandes, Rita Maria Martinspor
dc.date.accessioned2022-06-22T18:07:09Z-
dc.date.available2022-06-22T18:07:09Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.date.submitted2021-01-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/78483-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractNo presente projeto - Estratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violoncelo - integrado no Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho é abordada a aprendizagem cooperativa como estratégia a ser usada na disciplina de violoncelo. Tendo em conta o tempo disponível para a intervenção em período de estágio, optou-se por focar o projeto de investigação no estudo e promoção de atividades de desenvolvimento técnico e nos modos de abordar a técnica através da aprendizagem cooperativa, no sentido de criar discentes mais autónomos, conscientes e cooperantes. A intervenção pedagógica foi realizada numa escola profissional artística e num conservatório regional de música nos grupos M25 e M32. Os objetivos do projeto foram proporcionar aos alunos uma maior autonomia e eficácia através do ensino cooperativo por pares e investigar estratégias e modelos de ensino cooperativo adequados à aprendizagem do violoncelo. As estratégias de intervenção passaram por desenvolver nos alunos competências de identificação de problemas, de audição crítica, competências expressivas e de prática em conjunto, e capacidades de autoavaliação e heteroavaliação. Quanto à componente investigativa, os objetivos foram aferir as potencialidades da aprendizagem cooperativa dos aspetos técnicos do violoncelo. Os dados recolhidos através dos registos de observação, e de um inquérito, confirmaram os dados do enquadramento teórico e identificaram que o ensino cooperativo é benéfico e motivador para os alunos, revelando uma aprendizagem musical consistente, funcional, humana e democrática. As conclusões sugerem, por isso, que o ensino cooperativo é necessário, principalmente numa sociedade cada vez mais individualista e competitiva.por
dc.description.abstractThe present report (Cooperative strategies for the tecnhical learning of the cello) is integrated in the Practicum of the Master of Music Teaching Program of the University of Minho and describes cooperative learning as a strategy to be used in te Cello course. Considering the time available for the Practicum intervention a decision was made to focus the project mainly on the study and promotion of tecnhical development activities and on the ways of approaching technique through cooperative learning, with the final goal of generating students’ autonomy, counsciousness and cooperation. This pedagogical intervention was carried out in a professional music school and in a music academy in the groups M25 and M32. The project goals were to offer students an opportunity to develop autonomy and efficiency through cooperative peer learning and to research cooperative teaching models that might be adequate for cello learning. The pedagogical intervention strategies focused on developing several students’ competences: problem identification, aural skills and critical listening, expression, group performance, self and hétero assessment. The research goals were to evaluate the potencial of cooperative learning for technical development in cello. Data was collected through observation registers and a survey and allowed for confirmation of the ideas in the literature review: cooperative teaching is beneficial and motivating for students, and it promotes a consistent, functional and democratic learning process. The conclusions suggest, therefore, that cooperative learning is needed, especially in a society that is becoming more and more selfish and competitivepor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAprendizagem cooperativapor
dc.subjectAutonomia do alunopor
dc.subjectEnsino do violoncelopor
dc.subjectTécnica do violoncelopor
dc.subjectCello teachingpor
dc.subjectCello techniquepor
dc.subjectCooperative learningpor
dc.subjectStudent autonomypor
dc.titleEstratégias cooperativas para a aprendizagem técnica do violoncelopor
dc.title.alternativeCooperative strategies for cello tecnhical learningpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202996794por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rita Maria Martins Fernandes.pdf1,43 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID