Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78473

TítuloO papel das fontes históricas no ensino das ciências musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica
Outro(s) título(s)The role of historical sources in the teaching of musical sciences: musical notation as a pedagogical tool
Autor(es)Gonçalves, Alexandre Xavier Silva
Orientador(es)Lessa, Elisa
Moreira, Pedro Filipe Russo
Palavras-chaveCiências musicais
Ferramenta pedagógica
Fontes históricas
Notação musical
Historical sources
Musical notation
Musical sciences
Pedagogical tool
Data15-Dez-2021
Resumo(s)O presente relatório, intitulado O papel das fontes históricas no ensino das Ciências Musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. Pretende refletir o trabalho de investigação musicológica e ainda o trabalho desempenhado no Estágio Profissional realizado no Conservatório de Guimarães nas disciplinas de Formação Musical e História da Cultura e das Artes – História da Música, da área científica de Ciências Musicais. O tema do projeto de intervenção pedagógica incidiu sobre o papel das fontes históricas no processo de ensino-aprendizagem, particularizando a notação musical e sua evolução ao longo do tempo. Partindo dos pressupostos da investigação-ação, revisão da literatura e análise de conteúdo, a intervenção pedagógica incluiu a observação de aulas, a planificação e lecionação e a recolha de dados através de um inquérito ao grupo de alunos intervenientes e posterior análise. Os resultados alcançados evidenciam a utilização de fontes históricas na aprendizagem das ciências musicais como ferramentas pedagógicas de sucesso no campo da motivação e da aquisição de conhecimentos.
This report entitled The role of historical sources in the teaching of Musical Sciences: musical notation as a pedagogical tool was developed in the scope of Master's Degree in Music Teaching at University of Minho. It concerns a musicological investigation and the Professional Internship held at Conservatório of Guimarães in the classes of Musical Education and History of Culture and Arts - History of Music, from scientific area of Musical Sciences. The theme of pedagogical intervention focused on the role of historical sources in teaching-learning process, particularly musical notation and its evolution over time. Through a methodology based on the principles of action-research, literature review and content analysis, this pedagogical intervention included classroom observation, planning and teaching, an inquiry to a group of intervening students and data analysis. The achieved results show the use of historical sources in the learning of Musical Sciences as a successful pedagogical tool in the field of motivation and knowledge acquisition.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78473
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alexandre Xavier Silva Gonçalves.pdf10,33 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID