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TítuloA introdução do play-along como estratégia motivacional para o estudo das escalas no clarinete
Outro(s) título(s)The introduction of play-along as a motivational strategy for the study of clarinet scales
Autor(es)Teixeira, Tânia Patrícia Ferreira
Orientador(es)Matos, Vítor Hugo Ferreira de
Palavras-chaveEscalas e/ou exercícios equivalentes
Motivação
Prática do estudo individual
Tecnologia musical
Play-along
Motivation
Music technology
Practice of individual study
Scales and/or equivalent exercises
Data14-Dez-2021
Resumo(s)O presente relatório de estágio tem como objetivo historiar todo o meu percurso interventivo executado ao longo do meu estágio profissional realizado no Conservatório do Vale do Sousa, situado no município de Lousada, no ano letivo de 2020/2021. Este relatório recai sobre a motivação dos alunos, como temática principal, para o estudo das escalas musicais ou exercícios equivalentes e apresenta como estratégia motivadora a introdução do play-along na execução das mesmas. Para o desenvolvimento desta investigação foram intervencionados quatro alunos compreendidos entre o primeiro e o terceiro grau do ensino articulado com características pessoais especificas e com métodos de trabalho bastante distintos, tendo sido realizadas várias fases distintas durante a fase de intervenção. A primeira fase incidiu na observação dos alunos e das suas práticas de estudo e a segunda fase teve como foco a aplicação de uma grelha para simplificar o conhecimento teórico da construção das escalas e a introdução do play-along com o objetivo de melhorar a motivação dos alunos. Como recolha de dados, para além da observação do percurso dos alunos ao longo do ano, foi aplicado um inquérito aos alunos com o propósito de avaliar a pertinência da estratégia aplicada, o registo numa grelha da duração e do método de estudo aplicado na prática do estudo individual dedicado às escalas e por último uma entrevista semi-estruturada para perceber quais as vantagens da utilização desta ferramenta e qual a mudança gerada a nível motivacional sentida pelos alunos.
This report aims to narrate my entire interventional journey carried out during my supervised teaching practice, held at the Conservatório do Vale do Sousa, located in Lousada, in the academic year 2020/2021. The main theme of this report is students’ motivation for the study of scales and equivalent exercises. Play-along tracks were used as a strategy for developing motivation. For this research, four students were selected, between first and third grade, and considering their specific personal traits and working methods. The intervention was carried out in several phases. The first one consisted of the observation of students and their study practices while the second phase was carried through the application of a grid to help simplifying the theoretical knowledge of scales construction and also through the introduction of play-along tracks in students’ execution of scales. Data was collected during the observation phase. Also, a survey was applied to the students in order to assess the relevance of play-along as a strategy for increasing their motivation. Students kept a record of the duration and method(s) of scale practice. Finally, semi-structured interviews were made to evaluate the advantages of using this strategy/tool and to determine if it influenced the student’s motivation level.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78466
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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