Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78423

TítuloA aplicação da prática mental como estratégia de regulação da ansiedade na performance de alunos do 3ºciclo e secundário de clarinete
Outro(s) título(s)The application of mental practice as an anxiety regulation strategy in the performance of 3rd cycle and secondary clarinet students
Autor(es)Almeida, Rita Cristina da Silva
Orientador(es)Matos, Vítor Hugo Ferreira de
Palavras-chavePrática mental
Ansiedade na performance musical
Ensino de música
Clarinete
3º ciclo e secundário
Mental practice
Music performance anxiety
Music teaching
Clarinet
Data14-Dez-2021
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio foi redigido no âmbito da unidade curricular Estágio Profissional, pertencente ao Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. Este relatório expõe um projeto de intervenção pedagógica, implementado no ano letivo de 2020/2021, no Conservatório de Guimarães. O tema do projeto de intervenção pedagógica incidiu na aplicação da prática mental como estratégia de regulação da ansiedade em alunos do 3º ciclo e secundário de clarinete. O propósito desta investigação passou por compreender se a utilização da prática mental teve efeitos positivos na redução da ansiedade de alunos do 3º ciclo e secundário, e compreender quais as estratégias mais eficazes tendo em atenção o tipo de ansiedade dos alunos. Na literatura tem sido observado um crescente número de estudos sobre a prática mental como estratégia para o desenvolvimento das diversas competências musicais. No ramo da ansiedade, também se observa um grande número de estudos publicados o que demonstra uma área muito desenvolvida. Apesar do enfoque nestas duas áreas em particular, o potencial da prática mental na regulação da ansiedade continua a ser pouco explorado, principalmente em alunos mais novos. Deste modo, a implementação deste projeto também permitiu a exposição e consciencialização deste tipo de prática em alunos do 3º ciclo e Secundário. A investigação foi realizada com base na metodologia de investigação-ação. Os instrumentos de recolha utilizados foram somente qualitativos e consistiram em entrevistas pré e pós intervenção e na observação das aulas intervencionadas. Durante a intervenção, foram lecionadas duas aulas a cada aluno onde foram inseridos exercícios de prática mental e posteriormente observados os efeitos sentidos. Na segunda aula lecionada foram realizadas adaptações na estrutura da aula e a aplicação de exercícios diferentes com o propósito da recolha de mais dados. Em geral, os resultados obtidos revelam-se animadores, visto que foram observadas diversas reações positivas num curto tempo de investigação. Todos os alunos intervencionados declararam melhorias após a utilização da prática mental sentindo-se mais calmos, concentrados e com melhor controlo técnico.
This Internship Report was written under the curricular unit Professional Internship, belonging to the Master in Music Teaching at the University of Minho. This report exposes a pedagogical intervention project, implemented in the school year 2020/2021, in Guimarães Conservatory. The theme of the pedagogical intervention project focused on the application of mental practice as an anxiety regulation strategy in 3rd cycle and secondary clarinet students. The purpose of this research was to understand if the use of mental practice had positive effects on reducing anxiety in 3rd cycle and secondary school students, and to understand which strategies are more effective taking into account the type of students' anxiety. An increasing number of studies on mental practice as a strategy for the development of different musical skills have been observed in the literature. In the field of anxiety, a large number of published studies is also observed which shows a very developed area. Despite the focus on these two areas in particular, the potential of mental practice in anxiety regulation remains little explored, especially in younger students. Thus, the implementation of this project also allowed exposure and awareness of this type of practice in 3rd cycle and secondary school students. The research was carried out based on the methodology of action research. The collection instruments used were only qualitative and consisted of pre- and post-intervention interviews and observation of the intervened classes. During the intervention, two lessons were taught to each student where mental practice exercises were inserted and afterwards the effects felt were observed. In the second lesson, adaptations in the structure of the lesson and the application of different exercises were made in order to collect more data. In general, the results obtained are encouraging as several positive reactions were observed in a short period of time of investigation. All the students who participated declared improvements after the use of the mental practice, feeling calmer, more concentrated and with better technical control.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78423
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rita Cristina da Silva Almeida.pdf2,39 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID