Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78415

TítuloO uso da tecnologia como fator motivacional para o estudo do clarinete
Outro(s) título(s)The use of technology as a motivational factor in clarinet learning
Autor(es)Pereira, Luís Miguel Gonçalves da Costa
Orientador(es)Matos, Vítor Hugo Ferreira de
Palavras-chaveClarinete
Encarregados de educação
Ensino
Motivação
Tecnologias
Clarinet
Guardians
Teaching
Motivacion
Technologies
Data12-Nov-2021
Resumo(s)Este de Relatório de Estágio, intitulado “O uso da tecnologia como fator motivacional para o estudo do clarinete” foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, em Braga, refletindo o Estágio Profissional realizado no Conservatório do Vale do Sousa em Lousada. O projeto de intervenção pedagógico foi implementado com seis alunos distribuídos em todos os ciclos de ensino (1º, 2º, 3º e Secundário) do Conservatório do Vale do Sousa (Lousada). Com a evolução das tecnologias é pertinente refletir sobre a utilização das mesmas como estratégia a nível académico, visto que as novas gerações acompanham desde muito cedo os avanços tecnológicos. Tendo em conta que a tecnologia é algo que está bem presente no nosso dia a dia, e exemplo disso são os smartphones, os tablets, os computadores, os eletrodomésticos, entre muitas outras que entraram nas nossas vidas para ficar, o Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada teve como principal objetivo verificar a importância de uma aplicação como meio motivacional para o estudo acompanhado por parte do encarregado de educação e pelo professor de instrumento. Numa primeira fase, durante o processo de observação, foi possível verificar que a falta de motivação e a falta de realização de trabalho de casa sozinho ou supervisionado era comum entre os alunos. Com a intenção de ultrapassar estas problemáticas, foi inserida uma aplicação chamada de Edmodo que tem as funcionalidades de uma rede de aprendizagem social. A aplicação Edmodo permite aos alunos partilharem imagens e vídeos e de apresentarem dúvidas ao professor com o acompanhamento do encarregado de educação. Esta aplicação foi escolhida pela sua capacidade de segurança, tendo apenas como utilizadores os elementos pretendidos pelo professor restringindo assim a utilização dos alunos. Contudo, ainda não está totalmente preparada para o uso no ensino artístico tendo como principal desvantagem a dificuldade na partilha de vídeos muito extensos. Os resultados, avaliados a partir das avaliações realizadas nas aulas, da observação e dos questionários realizados aos intervenientes, demonstram que os níveis de motivação aumentaram com o uso da aplicação. Os pais através deste meio acompanharam e interessaram-se mais pelo estudo dos seus educandos.
This internship report, titled "The use of Technology as a motivational factor in clarinet learning", was made within the scope of the masters degree in Music Education of Minho's University, in Braga, and it reflects the professional internship carried out in Vale do Sousa's Conservatory in Lousada. The pedagogical intervention project was implemented with 6 students distributed within all the courses of study (1, 2, 3 and high school) of Vale do Sousa's Conservatory (Lousada). As technologies evolve it's pertinent to reflect about its use as a strategy, academically wise, because new generations keep up with technological advancements since early in their lives. Knowing that technology is something very present in our day-to-day, and for example smartphones, tablets, computers, household appliances and so much more have entered our lives to stay, the supervised pedagogical intervention project's main goal was to assess the importance of an app as a motivational tool in the students study time, which is supervised by both their parents and instrument teacher. Initially, during the observation process, it was possible to understand that lack of motivation and not doing homework, either alone or supervised, was common between the students. Therefore, with the intent to overcome these issues, it was introduced an app called Edmodo which has the functionalities of a social learning network. Edmodo app allows students to share images and videos and to present questions to the teacher, all with their parents supervising. This app was picked out because of its security capability, having as users only the teachers intended members, restricting the students usage. However it still isn't fully ready for the use in artistic teaching, having as the main disadvantage the difficulty in sharing longer videos. The results, measured from test assessments in class, observation and from questionnaires made to the participants, show that motivational levels increased using the app. Furthermore, the parents, through this means, accompanied and became more interested in their children's studies.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78415
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luis Miguel Goncalves da Costa Pereira.pdf3,77 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID