Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78343

TítuloA íntima desordem dos dias
Autor(es)Sousa, Carlos Mendes de
Palavras-chaveClarice Lispector
Contos
Ficção brasileira moderna e contemporânea
Feminino
Universo familiar
Data2006
EditoraCotovia
CitaçãoSousa, Carlos Mendes de, “A íntima desordem dos dias”, in Clarice Lispector, Laços de Família, Lisboa, Cotovia, 2006, pp. 127-154.
Resumo(s)Laços de Família, publicado em 1960, é um dos mais extraordinários livros de contos escritos em língua portuguesa. O título deste livro de Clarice Lispector, retirado do nome de um dos textos, é decisivo para a configuração macrotextual do volume. Os termos inscritos nesse título são determinantes na leitura unificadora. Os contos que decorrem no seio de universos familiares são fortemente autocentrados em personagens que os protagonizam: temos, assim, a perspectiva da avó, da mãe, da esposa, dos filhos adolescentes… Sublinhem-se outras situações recorrentes, linhas de coerência que contribuem para a unidade do volume: a desordem dos dias, as cenas à mesa, os dizeres subterrâneos, a violência contida, a força animal, a busca do âmago…
TipoPosfácio
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78343
ISBN972-795-150-3
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A íntima desordem dos dias.pdf10,54 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID