Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78342

TítuloO aquecimento criativo como potenciador de sucesso nas disciplinas de coro e formação musical no ensino vocacional
Outro(s) título(s)The creative warm-up as an enhancer of success in the subjects of choir and ear training in vocational education
Autor(es)Campinho, Maria Catarina dos Santos Coutinho Macedo
Orientador(es)Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Palavras-chaveAquecimento vocal
Coro
Formação musical
Motivação
Sucesso escolar
Academic success
Choir
Ear training
Motivation
Vocal warm-up
Data12-Nov-2021
Resumo(s)O presente relatório refere-se ao Projeto desenvolvido no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música, variante Direção Coral e Formação Musical, da Universidade do Minho. O estágio foi realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. O aquecimento vocal, também conhecido como warm-up vocal, é um tema que tem vindo a ser estudado nos últimos anos. Tem-se observado que está a ser dada mais importância às aulas de classe de conjunto devido aos benefícios demonstrados pelas crianças e jovens na aprendizagem da música. Para acompanhar a necessidade de melhorar a capacidade vocal dos coralistas, tem havido uma procura sobre quais os melhores exercícios de aquecimento vocal que possam ser adaptados à faixa etária dos alunos e ao repertório escolhido. O projeto teve como principal objetivo recolher, desenvolver e aplicar, em contexto pedagógico, exercícios de aquecimento vocal, de modo a melhorar a performance dos alunos nas aulas de classe de conjunto – coro e formação musical. As estratégias de implementação foram escolhidas com o intuito de contrariar a tendência que existe em repetir os mesmos exercícios, não os adequando ao repertório e, por consequência, torná-los numa rotina pouco motivadora. Este relatório está dividido em três partes, sendo a primeira uma introdução teórica ao tema; a segunda, a caracterização do contexto de intervenção, o plano e a implementação do projeto; e a terceira, a apresentação e análise dos resultados. Na fase de intervenção foram recolhidos e desenvolvidos exercícios para as aulas de classe de conjunto – coro e formação musical de acordo com os conteúdos a lecionar, que foram posteriormente aplicados às turmas correspondentes no início das aulas. Os instrumentos de recolha de dados consistiram, essencialmente, no uso de questionários e na observação direta por parte do mestrando. Observou-se uma disponibilidade dos alunos em cooperar na investigação e os resultados apontam para uma resposta positiva, na medida em que se verificou uma melhoria na performance vocal, na relação entre os exercícios e os conteúdos, e na motivação dos alunos.
The present report refers to the Project developed in the scope of the Professional Practice of the Master’s Degree in Music Teaching, branch of Choral Conducting and Ear Training of the University of Minho. The internship took place in the Music Conservatory Calouste Gulbenkian of Braga. The vocal warm-up is a topic that has been studied in recent years. It has been noticed that more importance is being given to ensemble class lessons due to the benefits shown by children and young people learning music. To accompany the need to improve the vocal ability of the choir members, there has been a search for the best vocal warm-up exercises to be adapted to the students’ age group and the selected repertoire. The project's main goal was to collect, develop and apply, in a pedagogical context, vocal warm-up exercises in order to improve the students' performance in ensemble class lessons - choir and ear training. The implementation strategies were chosen aiming to counteract the tendency to repeat the same exercises, instead of adapting them to the repertoire and, consequently, turning them into an unmotivating routine. This report is divided into three parts: the first is a theoretical introduction to the theme; the second includes the characterization of the context of intervention, the plan and the implementation of the project; and the third is the presentation and analysis of the results. During the intervention phase exercises were collected and developed for ensemble class lessons - choir and ear training - according to the contents to be taught, which were subsequently applied to the corresponding classes at the beginning of the lessons. The instruments for data collection consisted essentially of the use of questionnaires and direct observation by the master’s degree student. It was possible to observe students’ availability and willingness to cooperate in the research and the results point to a positive response, insofar as there was an improvement in the vocal performance, in the connection between the exercises and the contents, and in the students' motivation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78342
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Catarina dos Santos Coutinho Macedo Campinho.pdf3,2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID