Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78331

TítuloA visualização mental como recurso na aprendizagem da percussão
Outro(s) título(s)Mental imagery as a resource on percussion learning
Autor(es)Pontes, Carlos Miguel Ferreira
Orientador(es)Aroso, Nuno
Palavras-chaveEnsino de música
Percussão
Visualização mental
Mental imagery
Music teaching
Percussion
Data2021
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio, com o título “A Visualização Mental como recurso na aprendizagem da percussão”, descreve o projeto de investigação que surgiu na sequência do estágio profissional nos grupos de recrutamento M16 e M32, realizado no ano letivo 2019/2020, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. A proposta de investigação consistiu em compreender que resultados, positivos e negativos, podem advir do recurso à Visualização Mental em contexto de sala de aula, no estudo individual e na performance. Foi, igualmente, objetivo desta investigação aferir a utilidade e eficiência da Visualização Mental, bem como aferir em que medida e em que moldes, alunos e professores, utilizam esta ferramenta no panorama do ensino de percussão, em Portugal. O presente documento está dividido em quatro grandes secções. A primeira, compreende a contextualização teórica e contextual, baseada em revisão bibliográfica, e define o conceito de Visualização Mental. Na segunda secção, é descrita a intervenção pedagógica, relatando-se de que forma foi aplicada a Visualização Mental num contexto de prática de ensino supervisionada, que teve lugar no Conservatório de Música do Porto. A terceira parte, alude à recolha e análise de dados através de inquéritos, entrevistas e observação de aulas. Por fim, encontram-se compilados no último capítulo do relatório, os resultados obtidos nesta investigação. Os resultados observados foram extremamente animadores. Nas aulas, foi possível testemunhar melhorias notórias no desempenho dos alunos aquando do recurso à Visualização Mental. Através dos questionários e, sobretudo, nas entrevistas, foi possível verificar uma tendência para considerar a Visualização Mental uma ferramenta útil, bem como para lhe reconhecer as vantagens, no ensino e na aprendizagem da percussão.
The current report, entitled “Mental Imagery as a resource on percussion learning”, describes the research project which occurs from the professional internship in M16 and M32 recrutment groups, that took place in the academic year 2019/2020, within the scope of the Master in Music Teaching from Minho University. The aim of this research consisted in understand which results, positive and negative, may come from the implementation of Mental Imagery in the classroom, in individual practice and in performance. Also, in the same way, a goal was also to check the usefulness an efficiency of Mental Imagery, as well as determine how and how many students and professors use it in portuguese musical teaching context. This internship report is divided in four major segments. The first one comprehends the theoretical and contextual framework, based on literature review, and defines the concept of Mental Imagery. In the second segment, the pedagogical intervention is described, reporting in which way was Mental Imagery applied in supervised teaching practice scenario, which took place Oporto’s Music Conservatory. The third section alludes to the data recollection and analysis through questionnaires, interviews and class observation. Finally, we can find, compiled in the last chapter of the report, the results gathered in this investigation. The results observed were extremely encouraging. Throughout the lessons, it was possible to witness noticeable improvements in student’s performance when resorting to Mental Imagery. Through the questionnaires and, mostly, in the interviews, it was possible to testimony a tendency to consider Mental Imagery a useful tool, as well as to recognize his benefits, both in percussion teaching and in percussion learning.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78331
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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