Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78174
Título: | Ver o mundo através das histórias: o uso de histórias no desenvolvimento da consciência intercultural e de valores de cidadania |
Outro(s) título(s): | Seeing the world through stories: the use of stories in the development of intercultural awareness and citizenship values |
Autor(es): | Nogueira, Susana de Sousa |
Orientador(es): | Vieira, Flávia |
Palavras-chave: | Consciência intercultural Criação de histórias Histórias Inglês no 1ºCEB Valores de cidadania Citizenship values Creating stories English in primary education Intercultural awareness Stories |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio pedagógico supervisionado, realizado no âmbito do
Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, visa documentar e sustentar o
projeto de investigação-ação denominado “Ver o mundo através das histórias: o uso de
histórias no desenvolvimento da consciência intercultural e de valores de cidadania”. Este
projeto foi desenvolvido numa turma do 4ºano do 1ºCiclo do Ensino Básico numa escola
situada no concelho de Vila Nova de Famalicão e tinha os seguintes objetivos: identificar
preferências, atitudes e dificuldades das crianças face ao uso das histórias como estratégia
didática; explorar o uso de histórias no desenvolvimento da consciência intercultural e
valores de cidadania; desenvolver competências de autorregulação da aprendizagem; avaliar
o impacto do projeto no desenvolvimento da consciência intercultural e de valores de
cidadania.
O projeto dividiu-se em três fases. A primeira fase correspondeu à análise inicial do
contexto, que permitiu obter um conhecimento abrangente da turma em questão; a
segunda fase disse respeito ao período de operacionalização de atividades com recurso ao
storytelling através do recurso a picturebooks; na última fase foi realizado uma avaliação
global do impacto do projeto. A avaliação do projeto, baseada em informação recolhida
através da observação, questionários, diálogos e uma carta final à professora, revela que as
atividades foram bem acolhidas e que o uso de histórias pode favorecer a aprendizagem do
Inglês e promover o desenvolvimento da consciência intercultural e valores de cidadania. This practicum report, carried out as part of the Master´s in Teaching of English in Primary Education, aims to document the action research project entitled “Seeing the world through stories: the use of stories in the development of intercultural awareness and citizenship values”. The project was developed in a 4th grade class in a primary school located in Vila Nova de Famalicão and covers the following objectives: to identify preferences, attitudes and difficulties of children regarding the use of stories as a didactic strategy; to explore the use of stories in the development of intercultural awareness and citizenship values; to develop self-regulated learning skills; to evaluate the impact of the project on the development of intercultural awareness and citizenship values. The project was divided into three phases. The first phase corresponded to the initial analysis of the context, where it was possible to obtain a comprehensive understanding of the class; the second phase refers to the operationalization period of activities using storytelling through picturebooks; and the last phase was the global assessment of the project's impact. The evaluation of the project, based on information gathered through observation, questionnaires, dialogues and a final letter to the teacher, reveals that the activities were well received and that the use of stories can favour the learning of English and promote the development of intercultural awareness and citizenship values. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78174 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Susana+de+Sousa+Nogueira.pdf | 3,2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons