Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78174

TítuloVer o mundo através das histórias: o uso de histórias no desenvolvimento da consciência intercultural e de valores de cidadania
Outro(s) título(s)Seeing the world through stories: the use of stories in the development of intercultural awareness and citizenship values
Autor(es)Nogueira, Susana de Sousa
Orientador(es)Vieira, Flávia
Palavras-chaveConsciência intercultural
Criação de histórias
Histórias
Inglês no 1ºCEB
Valores de cidadania
Citizenship values
Creating stories
English in primary education
Intercultural awareness
Stories
Data2021
Resumo(s)O presente relatório de estágio pedagógico supervisionado, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, visa documentar e sustentar o projeto de investigação-ação denominado “Ver o mundo através das histórias: o uso de histórias no desenvolvimento da consciência intercultural e de valores de cidadania”. Este projeto foi desenvolvido numa turma do 4ºano do 1ºCiclo do Ensino Básico numa escola situada no concelho de Vila Nova de Famalicão e tinha os seguintes objetivos: identificar preferências, atitudes e dificuldades das crianças face ao uso das histórias como estratégia didática; explorar o uso de histórias no desenvolvimento da consciência intercultural e valores de cidadania; desenvolver competências de autorregulação da aprendizagem; avaliar o impacto do projeto no desenvolvimento da consciência intercultural e de valores de cidadania. O projeto dividiu-se em três fases. A primeira fase correspondeu à análise inicial do contexto, que permitiu obter um conhecimento abrangente da turma em questão; a segunda fase disse respeito ao período de operacionalização de atividades com recurso ao storytelling através do recurso a picturebooks; na última fase foi realizado uma avaliação global do impacto do projeto. A avaliação do projeto, baseada em informação recolhida através da observação, questionários, diálogos e uma carta final à professora, revela que as atividades foram bem acolhidas e que o uso de histórias pode favorecer a aprendizagem do Inglês e promover o desenvolvimento da consciência intercultural e valores de cidadania.
This practicum report, carried out as part of the Master´s in Teaching of English in Primary Education, aims to document the action research project entitled “Seeing the world through stories: the use of stories in the development of intercultural awareness and citizenship values”. The project was developed in a 4th grade class in a primary school located in Vila Nova de Famalicão and covers the following objectives: to identify preferences, attitudes and difficulties of children regarding the use of stories as a didactic strategy; to explore the use of stories in the development of intercultural awareness and citizenship values; to develop self-regulated learning skills; to evaluate the impact of the project on the development of intercultural awareness and citizenship values. The project was divided into three phases. The first phase corresponded to the initial analysis of the context, where it was possible to obtain a comprehensive understanding of the class; the second phase refers to the operationalization period of activities using storytelling through picturebooks; and the last phase was the global assessment of the project's impact. The evaluation of the project, based on information gathered through observation, questionnaires, dialogues and a final letter to the teacher, reveals that the activities were well received and that the use of stories can favour the learning of English and promote the development of intercultural awareness and citizenship values.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78174
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Susana+de+Sousa+Nogueira.pdf3,2 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID