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TítuloJogos de improvisação no ensino do violoncelo
Outro(s) título(s)Improvisation games in cello teaching
Autor(es)Freitas, Ana Carolina Vieira Leite de Almeida
Orientador(es)Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Palavras-chaveDesempenho instrumental
Improvisação
Ludicidade
Violoncelo
Instrumental skills
Improvisation
Playfulness
Cello
Data2020
Resumo(s)O projeto de intervenção pedagógica aqui descrito propôs-se a aferir a validade dos jogos de improvisação enquanto instrumentos pedagógicos no ensino do violoncelo, dada a observação de uma atitude de seriedade no ensino formal de música, que o afasta do fazer lúdico e das práticas criativas. Seguindo a metodologia de investigação-ação, o presente projeto desenvolveu-se no Conservatório de Guimarães e foi compreendido pelas seguintes fases: (1.) uma pesquisa preliminar focada na aceção, propósitos e questões de aplicação dos jogos e das atividades de improvisação que se baseou na bibliografia musical e nas respostas dos inquiridos, a nível nacional, ao questionário original “Jogos de improvisação no ensino instrumental”; (2.) recolha e elaboração de jogos de improvisação; (3) lecionação de aulas aos três alunos intervenientes no projeto, com recurso aos jogos selecionados, e coleta de dados através de gravação; (4) análise dos dados recolhidos por meio de tabelas criadas ou adaptadas para o efeito. O valor pedagógico dos jogos e da improvisação foi posto em evidência ao longo deste projeto. Mas embora os dados recolhidos sugiram um recurso crescente a estas práticas na lecionação, são também evidenciadas as dificuldades de aplicação que a elas se associam. A análise à prestação dos três alunos envolvidos no projeto sugeriu, depois, que os jogos de improvisação podem auxiliar o desenvolvimento das capacidades de improvisação e de execução instrumental no ensino do violoncelo em concreto, no entanto, foi posto também em evidência, pelos desempenhos distintos dos três alunos perante as variáveis semelhantes, um esforço necessário de preparação e de adaptação dos materiais aos alunos exigido pelos jogos de improvisação. Por fim, concluiu-se, a presença da improvisação e dos jogos de improvisação no ensino poderá ter de passar, eventualmente, pela aposta na formação dos professores nesta temática, assim como pela inclusão precoce da improvisação no currículo musical dos alunos do ensino especializado de música
The pedagogical intervention project hereby described aimed to assess the value of improvisation games in learning the cello, given the observation of an attitude of seriousness in formal music education, that furthers it from playful and creative practices. As per the action-research methodology, this project was developed at Conservatório de Guimarães and consisted of the following stages: (1.) preliminary research focused on the acceptance, purposes and questions of application related to the games and improvisation activities, which was based on musical bibliography and the respondents' answers to the original questionnaire “Jogos de improvisação no ensino instrumental”; (2.) assembly and elaboration of improvisation games; (3) teaching of the three students involved in the project, using the selected games, and collecting data through recording; (4) analysis of the collected data through charts created or adapted for the purpose. The pedagogical value of both games and improvisation was highlighted throughout this project. But although the data collected suggest increasing use of these creative practices in teaching, several difficulties related to their usage were also highlighted. The analysis of the three students performances’ later suggested that improvisation games can help developing improvisation and instrumental performance skills in the learning of the cello. However, it also got clear that the improvisation games require an effort to prepare and adapt the materials to the students, given the contrast in their performance notwithstanding being in a similar context.. Finally, it seems that the presence of improvisation and improvisation games in music teaching may require an investment in the teachers’ training in the subject, as well as an early inclusion of improvisation in the musical curriculum of students in specialized music teaching.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78172
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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