Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78163

TítuloAnálise de danos em (motores) automóveis
Autor(es)Machado, Lúcio Manuel Alves
Orientador(es)Martins, Jorge
Palavras-chaveMotores
Danos
Gripagem
Filtro de partículas
Incêndios
Engines
Damage
Seizure
Particle filter
Fire
Data2021
Resumo(s)Este trabalho baseia-se em danos comuns em automóveis, nomeadamente relacionados com motores e incêndios. São apresentados vários casos estudados que derivaram de pareceres e ações judiciais em que o Autor participou, utilizando uma lógica na base das consequências e danos evidentes, procurar as causas possíveis e apontando de entre elas a causa mais provável. As gripagens são um dos danos mais comuns em motores, com várias incidências em alguns modelos do mercado conhecidos como mais frágeis. Nestas, a gripagem dos bronzes (cambota) é a mais comum e vários motivos podem estar por detrás destes danos. A não utilização do óleo recomendado, uma substituição tardia do óleo, o nível baixo do mesmo, problemas na bomba de óleo e fugas, são algumas das causas. Das gripagens motivadas por problemas no sistema de lubrificação, passou-se para as relativas ao circuito de arrefecimento que, normalmente implica danos em pistões e camisas. Outros problemas como o knock, danos em turbocompressores, o runway e o hydrolock são também danos estudados. A fadiga existente em cambotas, em pistões e a perda de sincronismo entre a árvore de cames e a cambota, são também apresentados, assim como os danos daí derivados. Apresentam-se ainda alguns problemas relativos ao sistema de injeção nos motores Diesel e como isso pode levar a danos em pistões. A recente introdução dos filtros de partículas (FAP ou DPF) veio aumentar os danos e avarias em automóveis, nomeadamente incêndios de veículos o que também por vezes já acontecia com os tradicionais catalisadores. São ainda analisados outros problemas de incêndios por outros motivos, tais como derrames de óleo, fugas de combustível, aos quais se juntam os curto-circuitos. Os problemas elétricos e eletrónicos atualmente têm aumentado o seu número. Finaliza-se com algumas estatísticas de danos nos automóveis e nos motores, ao que se acrescenta, em particular, os incêndios.
This work is based on common damages in automobiles, namely those related with engines and vehicle fires. Several case studies that derived from studies and lawsuits in which the Author participated are presented, using a logic of searching for possible causes and pointing out among them the most probable one, based on the consequences and evident damages. Seizures are one of the most common damages in engines, with some incidences in some models on the market, known as more fragile. In these cases, seizing of the crankshaft bearings is the most common thing, and several reasons can be behind these damages, such as not using the recommended oil, late oil replacement, low oil level, problems in the oil pump and leaks. From the engine seizures caused by problems in the lubrication system, we move on to those related to the cooling circuit, which usually involve damage to the head gasket and/or pistons and cylinder liners. Other problems such as engine knock, turbocharger damage, runaway, and hydrolock are also present and discussed. Other problems such as crankshaft and piston fatigue, and the loss of camshaft to crankshaft synchronisation are also presented, as well as the damage caused by them. Some problems regarding the injection system in Diesel engines, and how this can lead to piston damage, are also presented. The recent introduction of particle filters (FAP or DPF) has increased the number of damages and malfunctions in cars, namely vehicle fires, which also sometimes happened with the traditional catalytic converters. Other fire related problems caused by other reasons are also analyzed, such as oil spills and fuel leaks, added to short circuits. Electrical and electronic problems are currently increasing in number. This work ends with car and engine damage statistics, to which, in particular, fire statistics are added.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78163
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
a6376(Lúcio+Manuel+Alves+Machado)_Dissertação.pdf8,27 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID