Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78151

TítuloEstudo da competência fonética de falantes bilingues de português-chinês na perceção de consoantes oclusivas bilabiais do português europeu
Outro(s) título(s)Study of the phonetic competence of bilingual chinese-portuguese speakers in the perception of bilabial stops of european portuguese
中葡双语者感知欧洲葡萄牙语双唇塞音的语音能力研究
Autor(es)Jialu Ren
Orientador(es)Flores, Cristina
Oliveira, Diana Moreira
Palavras-chaveBilinguismo
Consoantes bilabiais
Mandarim L1
Perceção da L2
Português europeu
Bilingualism
Bilabial stops
Mandarin L1
L2 speech perception
European portuguese
双唇塞音
双语
母语普通话
第二语言语音感知
欧洲葡萄牙语
Data18-Abr-2022
Resumo(s)Vários estudos indicam que, no que diz respeito à fonética, os aprendentes chineses tardios têm dificuldades na Perceção e produção das consoantes do Português Europeu (PE) (Cao, 2018; Oliveira, 2016; Shu, Rato, & Flores, 2015; Zhou, 2017). No entanto, o desempenho de bilingues precoces de chinês-português e de bilingues tardios com mais 5 anos de experiência linguística ainda não foi testado, são escassos estudos baseados na recolha e análise de dados experimentais. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar a perceção das consoantes oclusivas bilabiais (/b, p/) do Português Europeu L2 por bilingues precoces e tardios de português-chinês, especialmente destinado às metas de 1) comparar os grupos de falantes nativos e os dois grupos de bilingues precoces e tardios, verifica se os bilingues precoces e tardios têm dificuldade na perceção das consoantes oclusivas bilabiais; 2) comparar os grupos de falantes bilingues precoces e aprendentes tardios, verifica se há efeitos da idade de aprendizagem na competência fonológica; 3) analisar uma estreita relação entre a perceção e os fatores da aprendizagem de L2 , tais como idade de aquisição tempo de aprendizagem, o nível da proficiência da LM e L2, por bilingues prececos e tardios. Para avaliar o nível fonético dos dois tipo de falantes bilingues, aplicou teste de perceção a 48 falantes, com mais 5 anos de aprendizagem de PE e com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, subdivide-se em três grupos distintos : 1) falantes chineses que vivem em Portugal desde a infância, foram expostos o português antes de períodos crítico (até aos onze anos de idade); 2) falantes chineses que frequentar ensino superior em Portugal, exposto o português em idade adulta (após dezoito anos de idade) ; 3) falantes nativos de português. Os resultados obtidos mostram que os bilingues precoces apresentam um desempenho fonológico semelhante ao dos falantes nativos na perceção das consoantes oclusivas, mas os bilingues tardios ainda têm dificuldade em relação aos falantes nativos. Em comparação com bilingues tardios, os bilingues precoces parecem ter menos impacto da LM, resultado numa melhor perceção das oclusivas bilabiais. Além disso, em termos de desenvolvimento fonético, para além da idade de aquisição, o tempo de aprendizagem e o nível da proficiência da L2 foram também associados ao nível de perceção de oclusivas bilabiais.
Several studies indicate that, about phonetics, Chinese late learners have difficulties in the perception and production of European Portuguese (EP) consonants (Oliveira, 2016; Shu, Rato, & Flores, 2015; Zhou, 2017; Cao, 2018). However, no study has yet tested the performance of early Chinese-Portuguese bilinguals and late bilinguals with more than 5 years of language experience. Thus, the present study investigates the perception of the European Portuguese L2 bilabial stops (/b, p/) by early and late bilinguals of Portuguese-Chinese, especially aiming to 1) compare the native speaker groups and the two groups of early and late bilinguals, check whether early and late bilinguals have difficulty in perceiving bilabial occlusive consonants; 2) compare the groups of early and late bilingual speakers, check whether there are effects of the age of learning on phonological competence; 3) examine a close relationship between perception and L2 learning factors such as the age of acquisition time of learning, the level of proficiency of LM and L2 by early and late bilinguals. To evaluate the phonetic level of the two types of bilingual speakers, applied perception test to 48 speakers, with more than 5 years of learning PE and aged between 18 and 30 years, subdivided into three distinct groups: 1) Chinese speakers living in Portugal since childhood, were exposed the Portuguese before the critical periods(until the age of eleven); 2) Chinese speakers attending higher education in Portugal, exposed the Portuguese in adulthood (after the age of eighteen) ; 3) native speakers of EP. The results obtained show that early bilinguals show similar phonological performance to native speakers in the perception of bilabial stops, but late bilinguals still have difficulty compared to native speakers. Compared to late bilinguals, early bilinguals seem to have less impact of the LM, resulting in a better perception of bilabial stops. Furthermore, in terms of phonetic development, in addition to the age of acquisition, time of learning and L2 proficiency were also associated with the level of perception of bilabial stops.
一些研究表明,在语音方面,晚期的中国学习者在欧洲葡萄牙语(EP)辅音的感 知和发音方面存在困难(Oliveira, 2016; Shu, Rato, & Flores, 2015; Zhou, 2017; Cao, 2018。 然而,对于早期的中葡双语者和拥有 5 年以上语言经验的晚期双语者的表现还没有得到 检验,基于实验数据收集和分析的研究也很少。因此,本文旨在研究早期和晚期的葡汉 双语者对欧洲葡萄牙语二级双唇闭塞辅音/b/和/p/的感知,主要目的为:1)比较母语者 群体和早期和晚期的两组双语者,判断早期和晚期的双语者在感知双唇闭塞辅音时是否 有困难。2)比较早期和晚期双语者群体,判断学习年龄对语音能力是否有影响;3)研 究早期和晚期双语者的感知和 L2 学习因素之间的密切关系,如学习时间的年龄,LM 和 L2 的熟练程度等。为了评估两种类型的双语者的语音水平,我们对 48 名有 5 年以上 葡语学习的经验、年龄在 18 至 30 岁之间的人进行了感知测试,并将他们分为三个不同 的组别。1)从小生活在葡萄牙的华人,并在关键时期之前接触过葡萄牙语(到 11 岁之 前);2)在葡萄牙接受高等教育的华人,在成年后(18 岁以后)接触过葡萄牙语;3) 欧洲葡语母语者。所得结果表明,早期双语者在感知闭塞辅音方面表现出与母语者相似 的语音表现,但后期双语者与母语者相比仍有困难。与晚期的双语者相比,早期的双语 者似乎受 LM 的影响较小,而表现出较好感知能力。此外,在语音发展方面,除了习得 年龄外,学习时间和 L2 的熟练程度也与双唇塞音的感知水平有关。
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Português Língua Não Materna - Português Língua Estrangeira (PLE) e Língua Segunda (PL2)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78151
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jialu Ren.pdf1,34 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID