Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78137

TítuloDos muros para o ecrã: arte urbana, quotidiano e experiência estética no Museu Virtual da Lusofonia
Outro(s) título(s)From the walls to the screen: street art, everyday and aesthetic experience in the Virtual Museum of Lusophony
Autor(es)Trindade, Elaine Cristina Azevedo
Palavras-chaveMuseu Virtual da Lusofonia
Arte urbana
Arte do quotidiano
Experiência estética
Virtual Museum of Lusophony
Street art
Everyday art
Aesthetic experience
Data2022
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
RevistaVista - Revista de Cultura Visual
CitaçãoTrindade, E. (2022). Dos muros para o ecrã: Arte urbana, quotidiano e experiência estética no Museu Virtual da Lusofonia. Vista, (9), e022004. https://doi.org/10.21814/vista.3982
Resumo(s)Nesta pesquisa, propomos analisar as tensões entre a arte do quotidiano, os processos de visibilidade e invisibilidade da arte urbana e a experiência estética em ambiente virtual. Este estudo tem como corpus duas exposições: As Vozes Silenciosas das Paredes de Coimbra e "Não Há Muro em Branco Que Eu Não Possa Pintar", ambas em cartaz permanente no Museu Virtual da Lusofonia, na plataforma Google Arts & Culture. Tendo o Museu Virtual da Lusofonia uma composição interativa, imersiva e híbrida, que une fotografias, sons, vídeos e elementos de geolocalização (Google Street View), é objetivo secundário pensar a imagem enquanto lugar de experiência que possui a potencialidade de romper com um regime representativo da arte em prol de um regime estético.
This research focuses on the tensions between everyday art, the processes of visibility and invisibility in street art and the aesthetic experience in the virtual environment. The corpus of this study regards the exhibitions: The Silent Voices on Coimbra's Walls and "There Is No Blank Wall I Cannot Draw", both on permanent display in the Virtual Museum of Lusophony on the Google Arts & Culture platform. The Virtual Museum of Lusophony has an interactive, immersive and hybrid structure, merging photographs, sounds, videos and geolocation elements (Google Street View). The secondary goal is to consider the image as a place of experience potentially disruptive of a representative regime of art on behalf of an aesthetic regime.
TipoArtigo
DescriçãoEnglish version: Trindade, E. (2022). From the walls to the screen: Street art, everyday and aesthetic experience in the Virtual Museum of Lusophony. Vista, (9), e022004. https://doi.org/10.21814/vista.3982
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78137
DOI10.21814/vista.3982
e-ISSN2184-1284
Versão da editorahttps://revistavista.pt/index.php/vista/article/view/3982
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2022_Trindade_Dos-Muros-Para-o-Ecra.pdfVersão portuguesa2,39 MBAdobe PDFVer/Abrir
2022_Trindade_From-the-Walls-to-the-Screen.pdfEnglish version2,38 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID