Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78089

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, António Carvalho dapor
dc.contributor.authorAlves, Cláudia Sofia Azevedopor
dc.date.accessioned2022-05-31T08:44:29Z-
dc.date.available2022-05-31T08:44:29Z-
dc.date.issued2021-03-08-
dc.date.submitted2021-01-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/78089-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio, integrado do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta um projeto de intervenção e de investigação desenvolvidos num contexto educativo específico. Assim, o projeto surge na sequência de uma observação participante, onde nos pudemos deparar com um grupo de crianças com um gosto especial pela geografia e pela história do seu país, mas, também, com certas dificuldades na construção de pensamentos de síntese e, consequentemente, de textos do tipo de um resumo. Neste sentido, procurou-se elaborar um projeto que visasse e possibilitasse a aquisição de conhecimentos históricos aliados à escrita de resumos, método que poderá ser bastante útil no presente e no futuro, nestas e noutras áreas curriculares enquanto eles forem estudantes ou mesmo na sua vida profissional. Este projeto baseou-se numa metodologia de investigação-ação, seguindo as etapas propostas, sendo elas a observação, a planificação, a ação e a reflexão sistemática sobre a prática, permitindo, então, proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem, aliados a atividades que os conduzem ao sucesso. Em termos da sua organização interna, este relatório é composto por três capítulos centrais, na sequência de uma Introdução: 1. Enquadramento contextual e teórico; 2. Planificação da intervenção; 3. Análise das atividades e confronto de dados. No final, apresentam-se as conclusões gerais da investigação e da intervenção, surgindo depois as referências bibliográficas e os anexos. De um modo geral, o trabalho desenvolvido com os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico teve um impacto bastante positivo, sendo possível verificar uma boa evolução ao longo da prática desenvolvida.por
dc.description.abstractThis internship report, which is integrated in the study plan of the Master's Degree in Primary Education and in Portuguese and in History and Geography of Portugal in Lower Secondary Education, presents an intervention and research project developed in a specific educational context. Thus, the project follows a participant observation, where we came across a group of children with a special fondness for the geography and history of their country, but also with certain difficulties in the construction of synthesis thoughts and, consequently, texts of the summary type. In this sense, we tried to elaborate a project that would aim at and make possible the acquisition of historical knowledge combined with the writing of summaries, a method that could be very useful in the present and in the future, in these and in other curricular areas while they are students or even in their professional life. This project was based on an action-research methodology, following the proposed steps, which were observation, planning, action and systematic reflection on practice, thus allowing students to have moments of learning, combined with activities that lead them to success. In terms of its internal organisation, this report consists of three central chapters, following an Introduction: 1. Contextual and theoretical framework; 2. Intervention planning; 3. Analysis of activities and comparison of data. At the end, the general conclusions of the research and intervention are presented, followed by bibliographical references and annexes. In general, the work developed with the students of Primary Education had a very positive impact, allowing to verify a good evolution along the developed practice.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEscritapor
dc.subjectEstudo do Meiopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectPortuguêspor
dc.subjectResumopor
dc.subjectEnvironmental studypor
dc.subjectInterdisciplinaritypor
dc.subjectPortuguesepor
dc.subjectSummarypor
dc.subjectWritingpor
dc.titleA produção de resumos na aula de Português: um método de aquisição de conhecimentos históricospor
dc.title.alternativeThe production of abstracts in Portuguese classes: a method of acquiring historical knowledgepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202991741por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Claudia Sofia Azevedo Alves.pdf3,76 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID