Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78085
Título: | Educação literária para a consciência ecológica: estratégias de leitura implementadas no 1º e 2º ciclo do ensino básico |
Outro(s) título(s): | Literary education for ecological awareness: reading strategies implemented with 1st and 2nd cycles students of primary school |
Autor(es): | Pinho, Ana Raquel Moreira |
Orientador(es): | Azevedo, Fernando |
Palavras-chave: | Consciência ecológica Educação literária Literatura infantil Children's literature Ecological awareness Literary education |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | Este relatório descreve a intervenção pedagógica realizada no 1.º e no 2.º ciclo do Ensino
Básico, em duas escolas situadas em Vila Nova de Famalicão. A turma do 4.º ano era constituída por
26 alunos e a do 5º ano por 22 alunos.
A intervenção buscou promover a educação literária e a consciência ecológica, num diálogo
interdisciplinar com o Estudo do Meio.
A intervenção pedagógica teve por base uma metodologia qualitativa, recorrendo-se à
investigação-ação. Foram desenvolvidas atividades na linha do Programa de Leitura fundamentado na
Literatura (Yopp & Yopp, 2001), com o recurso a atividades de pré-leitura, de leitura e de pós-leitura, e
a organização de um clube de leitura.
Houve uma preocupação em desenvolver atividades colaborativas, através de tarefas em
grupo. Estas tarefas revelaram pontos positivos para o desenvolvimento de valores fundamentais nas
crianças.
Os resultados da intervenção assinalaram que os alunos desenvolveram competências ao nível
da educação literária, enriqueceram os seus conhecimentos acerca do mundo, e em particular da
consciência ecológica, e expandiram os hábitos de leitura. As atividades colaborativas permitiram,
igualmente, desenvolver competências de relacionamento interpessoal e estimular a autonomia dos
alunos. This report describes the educational intervention on the 1st and 2nd cycle of Basic Education, in two schools located in Vila Nova de Famalicão. The 4th grade class was made of 26 students and the 5th grade class made of 22 students. The intervention had the intent of promoting literary education and ecological awareness, in an interdisciplinary dialogue with Estudo do Meio. The educational intervention had a qualitative methodology as a basis, resorting to investigationaction. There were activities developed in accordance to the Reading Program fundamented in the Literature (Yopp & Yopp, 2001), with pre-reading, reading and post-reading activities as a resource, and the creation of a reading club. It was taken into consideration the development of collaborative activities, through group tasks. These tasks revealed positive aspects to the development of fundamental values in the children. The results of this intervention showed the students developed competences in regard to their literary education levels, enriched their knowledge of the world, in particular of their environmental awareness, and expanded their reading habits. The collaborative activities also allowed the development of interpersonal relationships skills and the stimulation of the students' autonomy. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78085 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Ana+Raquel+Moreira+Pinho.pdf | 9,23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons