Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78085

TítuloEducação literária para a consciência ecológica: estratégias de leitura implementadas no 1º e 2º ciclo do ensino básico
Outro(s) título(s)Literary education for ecological awareness: reading strategies implemented with 1st and 2nd cycles students of primary school
Autor(es)Pinho, Ana Raquel Moreira
Orientador(es)Azevedo, Fernando
Palavras-chaveConsciência ecológica
Educação literária
Literatura infantil
Children's literature
Ecological awareness
Literary education
Data2020
Resumo(s)Este relatório descreve a intervenção pedagógica realizada no 1.º e no 2.º ciclo do Ensino Básico, em duas escolas situadas em Vila Nova de Famalicão. A turma do 4.º ano era constituída por 26 alunos e a do 5º ano por 22 alunos. A intervenção buscou promover a educação literária e a consciência ecológica, num diálogo interdisciplinar com o Estudo do Meio. A intervenção pedagógica teve por base uma metodologia qualitativa, recorrendo-se à investigação-ação. Foram desenvolvidas atividades na linha do Programa de Leitura fundamentado na Literatura (Yopp & Yopp, 2001), com o recurso a atividades de pré-leitura, de leitura e de pós-leitura, e a organização de um clube de leitura. Houve uma preocupação em desenvolver atividades colaborativas, através de tarefas em grupo. Estas tarefas revelaram pontos positivos para o desenvolvimento de valores fundamentais nas crianças. Os resultados da intervenção assinalaram que os alunos desenvolveram competências ao nível da educação literária, enriqueceram os seus conhecimentos acerca do mundo, e em particular da consciência ecológica, e expandiram os hábitos de leitura. As atividades colaborativas permitiram, igualmente, desenvolver competências de relacionamento interpessoal e estimular a autonomia dos alunos.
This report describes the educational intervention on the 1st and 2nd cycle of Basic Education, in two schools located in Vila Nova de Famalicão. The 4th grade class was made of 26 students and the 5th grade class made of 22 students. The intervention had the intent of promoting literary education and ecological awareness, in an interdisciplinary dialogue with Estudo do Meio. The educational intervention had a qualitative methodology as a basis, resorting to investigationaction. There were activities developed in accordance to the Reading Program fundamented in the Literature (Yopp & Yopp, 2001), with pre-reading, reading and post-reading activities as a resource, and the creation of a reading club. It was taken into consideration the development of collaborative activities, through group tasks. These tasks revealed positive aspects to the development of fundamental values in the children. The results of this intervention showed the students developed competences in regard to their literary education levels, enriched their knowledge of the world, in particular of their environmental awareness, and expanded their reading habits. The collaborative activities also allowed the development of interpersonal relationships skills and the stimulation of the students' autonomy.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78085
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Ana+Raquel+Moreira+Pinho.pdf9,23 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID