Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77974

TítuloA hora do conto
Outro(s) título(s)Storytime
Autor(es)Castro, Helena Isabel Félix
Orientador(es)Antunes, Carla Pires
Palavras-chaveConto
Formação de leitores
Leitura
Formation of readers
Reading
Tales
Data15-Out-2021
Resumo(s)Intitulado “A Hora do Conto”, o presente relatório resultou da prática de intervenção e investigação pedagógica ocorrida em dois contextos distintos – o contexto de Educação Pré-escolar e o contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A temática explorada ao longo deste trabalho prendia-se com a investigação de estratégias de dinamização da hora do conto, de modo a estimular o interesse das crianças por obras de Literatura para a Infância. Essa temática surgiu a partir da observação de grupos distintos de crianças e constituiu-se como uma oportunidade para investigar questões relacionadas com a formação de leitores. Reconhecendo o pouco envolvimento das crianças nos momentos dedicados à escuta e narração de contos, tornou-se fundamental a implementação de atividades e estratégias que promovessem o interesse e motivação pela leitura. Embora exploradas de forma mais ampla em contexto Pré-escolar, estas estratégias permitiram explorar e mediar um conjunto de obras de Literatura para a Infância com os diferentes grupos de crianças. A utilização de pequenas rimas, lengalengas e contos tradicionais foi, também, uma estratégia importante para o estímulo do gosto pelo livro e pela leitura. Em ambos os contextos educativos, a investigação foi orientada pela metodologia de Investigação-Ação.
Entitled “Storytime”, this report resulted from the practice of intervention and pedagogical research that took place in two distinct contexts – the context of Pre-School Education and the context of the 1st Cycle of Basic Education. The theme explored throughout this report emerged from the observation of distinct groups of children and constitutes an opportunity to investigate issues related to the formation of readers. The Action Research methodology was used in the research carried out in both contexts. Data collection instruments and strategies were supported by the same methodology. Recognizing the low involvement of children in moments dedicated to listening and telling stories, it became essential to implement activities and strategies that promote interest and motivation for reading. Although explored in a deeper way in the preschool context, these strategies allowed us to explore and mediate a range of children’s books with different groups of children. The use of small rhymes, and folklore tales were also significant in fostering a positive interaction with books and reading.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77974
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Helena Isabel Felix Castro.pdf3,69 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID