Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77974
Título: | A hora do conto |
Outro(s) título(s): | Storytime |
Autor(es): | Castro, Helena Isabel Félix |
Orientador(es): | Antunes, Carla Pires |
Palavras-chave: | Conto Formação de leitores Leitura Formation of readers Reading Tales |
Data: | 15-Out-2021 |
Resumo(s): | Intitulado “A Hora do Conto”, o presente relatório resultou da prática de intervenção e
investigação pedagógica ocorrida em dois contextos distintos – o contexto de Educação Pré-escolar e o
contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A temática explorada ao longo deste trabalho prendia-se com a
investigação de estratégias de dinamização da hora do conto, de modo a estimular o interesse das
crianças por obras de Literatura para a Infância. Essa temática surgiu a partir da observação de grupos
distintos de crianças e constituiu-se como uma oportunidade para investigar questões relacionadas
com a formação de leitores.
Reconhecendo o pouco envolvimento das crianças nos momentos dedicados à escuta e
narração de contos, tornou-se fundamental a implementação de atividades e estratégias que
promovessem o interesse e motivação pela leitura. Embora exploradas de forma mais ampla em
contexto Pré-escolar, estas estratégias permitiram explorar e mediar um conjunto de obras de
Literatura para a Infância com os diferentes grupos de crianças. A utilização de pequenas rimas,
lengalengas e contos tradicionais foi, também, uma estratégia importante para o estímulo do gosto pelo
livro e pela leitura.
Em ambos os contextos educativos, a investigação foi orientada pela metodologia de
Investigação-Ação. Entitled “Storytime”, this report resulted from the practice of intervention and pedagogical research that took place in two distinct contexts – the context of Pre-School Education and the context of the 1st Cycle of Basic Education. The theme explored throughout this report emerged from the observation of distinct groups of children and constitutes an opportunity to investigate issues related to the formation of readers. The Action Research methodology was used in the research carried out in both contexts. Data collection instruments and strategies were supported by the same methodology. Recognizing the low involvement of children in moments dedicated to listening and telling stories, it became essential to implement activities and strategies that promote interest and motivation for reading. Although explored in a deeper way in the preschool context, these strategies allowed us to explore and mediate a range of children’s books with different groups of children. The use of small rhymes, and folklore tales were also significant in fostering a positive interaction with books and reading. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77974 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Helena Isabel Felix Castro.pdf | 3,69 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons