Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77967

TítuloEfeitos do marketing interno na satisfação dos colaboradores: análise às pequenas e médias empresas em Portugal
Autor(es)Dias, Micaela Filipa Frutuoso
Orientador(es)Soares, Ana Maria
Palavras-chaveMarketing interno
Satisfação
Satisfação dos colaboradores
Employee satisfaction
Internal marketing
Satisfaction
Smes
Data8-Abr-2022
Resumo(s)O propósito deste estudo é duplo: em primeiro lugar avaliar as políticas e práticas de Marketing Interno aplicadas nas Pequenas e Médias empresas portuguesas; em segundo lugar, avaliar os efeitos do Marketing Interno na satisfação dos colaboradores. Para este estudo são estudadas três componentes de Marketing Interno, nomeadamente Comunicação Interna, Formação e Pesquisa de Mercado Interno. No que concerne à Satisfação dos Colaboradores esta será dividida em Satisfação Intrínseca e Satisfação Extrínseca. Para este estudo é adotada uma abordagem quantitativa com o objeto de estudo a ser constituído por Pequenas e Médias empresas portuguesas O modelo de investigação proposto sugere seis hipóteses a serem testadas através de um questionário estruturado aplicado aos colaboradores das organizações. As respostas foram analisadas através da aplicação de Regressão Linear Simples. Os resultados mostram que as práticas de Marketing Interno contribuem de forma significativa para o aumento daas Satisfação Intrínseca e Extrínseca dos colaboradores. Esta investigação tem importantes contributos práticos e teóricos. Para as organizações sugerem-se recomendações à gestão sobre como promover a satisfação dos seus colaboradores. Para o mundo académico este estudo corrobora a relação significativa entre Marketing Interno e Satisfação dos Colaboradores, ao mesmo tempo que contribui para a validação do modelo de Marketing Interno como sendo constituído por três componentes essenciais: Comunicação Interna, Formação e Pesquisa de Mercado Interno.
The purpose of this study is twofold: firstly to evaluate the Internal Marketing policies and practices applied in Portuguese Small and Medium-sized Enterprises; secondly, to evaluate the effects of Internal Marketing on employee satisfaction. For this study three components of Internal Marketing were studied, namely Internal Communication, Training and Internal Market Research. As far as Employee Satisfaction is concerned, it will be divided into Intrinsic Satisfaction and Extrinsic Satisfaction. For this study a quantitative approach was adopted with the object of study to be Small and Medium Portuguese Enterprises. The proposed research model suggests six hypotheses tested through a structured questionnaire applied to the organizations' employees. The results of the surveys and the evaluation of the influence of Internal Marketing on employee satisfaction were tested from a statistical perspective, through the application of Simple Linear Regression. This research has important practical and theoretical contributions. For organisations, it suggests recommendations to management on how to promote employee satisfaction. For the academic world, this study corroborates the significant relationship between Internal Marketing and Employee Satisfaction, while contributing to the validation of the model of Internal Marketing as consisting of three essential components: Internal Communication, Training and Internal Market Research.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77967
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Micaela Filipa Frutuoso Dias.pdf2,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID