Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77953
Título: | (Re)Organização dos tempos pedagógicos: à procura de uma rotina consistente |
Outro(s) título(s): | (Re)Organization of pedagogical times: searching for a consistent routine |
Autor(es): | Carvalho, Filipa Isabel Alves de |
Orientador(es): | Parente, Maria Cristina Cristo |
Palavras-chave: | Ciclo planear-fazer-rever Rotina consistente Rotina diária Tempos pedagógicos Plan-do-review cycle Consistent routine Daily routine Pedagogical times |
Data: | 24-Mar-2021 |
Resumo(s): | O presente relatório assenta em duas práticas de ensino supervisionado, uma no contexto
de educação pré-escolar, e outra no contexto do 1.º ciclo. A temática explorada nestes contextos,
e a consequente investigação, recaiu sobre a importância e pertinência de uma rotina consistente
no quotidiano das crianças.
O tema de investigação surge da observação realizada no contexto da educação pré escolar, onde foi verificado que a rotina diária não apresentava muita consistência, e onde não era
implementado o ciclo planear- fazer-rever, uma componente importante da rotina High/Scope.
Emerge, assim, a relevância de desenhar um projeto de intervenção pedagógica e de investigação
sobre este tema, percebendo qual a importância de uma rotina consistente, tendo em conta o
bem-estar e as aprendizagens das crianças. A continuidade do projeto no 1.º ciclo revelou-se
igualmente pertinente, tendo sido pretendido compreender os tempos pedagógicos numa sala de
ensino do 1.º ciclo, bem como conhecer qual o impacto no bem-estar e nas aprendizagens dos
alunos.
Perante as vicissitudes do momento, devido à pandemia de Covid-19, o projeto de
investigação sofreu algumas alterações. Assim, a solução encontrada foi a de implementar
algumas propostas de atividades no âmbito da rotina de estudo das crianças, e procurar conhecer
e comparar as rotinas das crianças antes e durante a crise pandémica. Neste sentido, surgiu o
interesse em investigar qual o impacto da pandemia na organização destes tempos pedagógicos
em 1.º ciclo.
A abordagem metodológica utilizada foi a investigação-ação, seguindo as etapas de
planificação, ação, observação e reflexão sobre a prática.
O presente estudo revela a importância da organização dos tempos pedagógicos, bem
como a adoção de uma rotina consistente, para favorecer o bem-estar e a aprendizagem das
crianças, contribuindo para que estas saibam o que irá acontecer ao longo do dia. This report is based on two supervised teaching practices, one in the preschool education context and the other in the context of the 1st cycle. The theme explored in these contexts, and the consequent investigation, fell on the importance and relevance of a consistent routine in the daily lives of children. The research theme arises from the observation performed in preschool, where it was verified that the daily routine did not present much consistency, and where the plan-do-review cycle, an important component of the routine, was not implemented. Thus, the relevance of designing a pedagogical intervention and research project on this theme emerges, realizing the importance of a consistent routine, taking into account the well-being and learning of children. The continuity of the project in the 1st cycle proved to be pertinent, with the intention of understanding the pedagogical times in a teaching room of the 1st cycle, as well as to know the impact on the well being and learning of students. In light of what was happening, due to the Covid-19 pandemic, the research project suffered some changes. Thus, the solution found was to implement some activity proposals within the scope of the children's study routine, and to seek to know and compare the children's routines before and during the pandemic crisis. In this sense, there was an interest in investigating the impact of the pandemic on the organization of these pedagogical times in the 1st cycle. The methodological approach used was research-action, following the stages of planning, action, observation and reflection on practice. The methodological approach used was Research-Action, focusing on data collection and analysis. The present study reveals the importance of organizing pedagogical times, as well as the adoption of a consistent routine, to favor the well-being and learning of children, helping them to know what will happen throughout the day. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77953 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Filipa Isabel Alves de Carvalho.pdf | 2,89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons