Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77936
Título: | A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender |
Outro(s) título(s): | Music and emotion in kindergarten: feel to learn |
Autor(es): | Martins, Vânia Sofia Rodrigues |
Orientador(es): | Pacheco, António |
Palavras-chave: | Educação pré-escolar Emoções Música Pre-school education Emotions Music |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | O presente relatório foi realizado no âmbito do estágio em jardim de infância referente ao curso de
Mestrado em Educação Pré-escolar da Universidade do Minho. Este relatório descreve e reflete a
realização de um projeto de intervenção pedagógica sob o título: A música e as emoções no jardim-deinfância:
sentir para aprender. No âmbito deste projeto são discutidas questões relativas às emoções e
à música nas crianças em contexto pré-escolar. Este projeto tinha como objetivo principal responder à
questão “Será que a música transmite emoções?” e contemplou os seguintes objetivos: aprofundar o
conhecimento sobre as emoções; desenvolver o interesse pela música; apresentar vários estilos de
música; compreender se a música nos transmite emoções; averiguar que tipo de emoções
determinada música nos transmite. Foi implementado num grupo composto por 15 crianças, todas
com 3 anos. As crianças eram muito alegres, energéticas e extrovertidas e eram incrivelmente
curiosas, participativas, motivadas e com grande vontade de aprender.
Relativamente à metodologia de investigação, recorri à investigação-ação. Considero esta metodologia a
mais adequada, pois trata-se de uma metodologia qualitativa, que possibilita um trabalho contínuo em
que observar, pesquisar e focalizar levam a uma melhoria da prática. Através desta defini a temática do
projeto, planifiquei as atividades e refleti sobre o impacto das mesmas, e para isto, tive de recorrer aos
vários instrumentos de recolha de dados. Os principais instrumentos que empreguei foram: a
observação direta, a documentação, os registos fotográficos e as produções das crianças.
Os objetivos delineados no início deste projeto foram alcançados com sucesso. Através da análise do
desenvolvimento das atividades e das produções das crianças, compreendemos que estas são capazes
de nomear as emoções que estão a sentir e que os colegas sentem e demonstram bastante interesse
pela música. Após a avaliação e reflexão das atividades realizadas compreendemos que as
aprendizagens conseguidas pelas crianças foram variadas. Estas demonstraram ser capazes de
identificar e reconhecer as emoções que sentem em diversas situações do seu quotidiano e revelaram
que, também, são capazes de perceber o que os seus colegas sentem. Em relação, ao subdomínio da
música estas aprendizagens também foram notórias. This report was carried out in the context of the internship in kindergarten for the Master's degree in Preschool Education at the University of Minho. This report describes and reflects the realization of a pedagogical intervention project under the title: Music and emotions in kindergarten: learning through feelings. As part of this project, issues related to emotions and music in preschool children are discussed. The main goal of this project was to answer a following question “Does music transmit emocions?” and contemplated the following objectives: to deepen knowledge about emotions; develop an interest in music; to present various styles of music; to understand whether music transmits emotions to us; to find out what kind of emotions a particular music transmits to us. And it was implemented in a group of 15 children, all 3 years old. The children were very cheerful, energetic and outgoing and were incredibly curious, participatory, motivated and eager to learn. Regarding the research methodology, I resorted to action-research. I consider this methodology to be the most appropriate because it is a qualitative methodology, which enables continuous work in which observing, researching and focusing lead to an improvement of the practice. Through this I defined the theme of the project, planned the activities and reflected on their impact, and for this, I had to resort to the various data collection tools. The main instruments I used were direct observation, documentation, photographic records and children's productions. The objectives outlined at the beginning of this project were successfully achieved. Through the analysis of the development of children's activities and productions, we understand that they are able to name the emotions they are feeling and that colleagues feel and show a great interest in music. After the evaluation and reflection of the activities performed, we understood that the learning achieved by the children was varied. They have shown to be able to identify and recognize the emotions they feel in various situations of their daily lives and revealed that they are also able to understand what their colleagues feel. In relation, to the subdomain of music these learnings were also notorious. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77936 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vânia+Sofia+Rodrigues+Martins.pdf | 2,81 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons