Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77928

TítuloO lúdico e a consciencialização da sustentabilidade ambiental no desenvolvimento da expressão motora em idade pré-escolar
Outro(s) título(s)Playfulness and awareness of environmental sustainability in the development of motor expression in preschool age
Autor(es)Dias, Diana Maria Carvalho
Orientador(es)Cunha, António Camilo
Palavras-chaveBrincadeiras
Crianças
Educação ambiental
Jogos
Motricidade
Active learning
Children
Envinonmental education
Games
Motricity
Data2021
Resumo(s)Neste relatório será apresentado o projeto de intervenção pedagógica implementado em contexto de Creche e Jardim de Infância, no âmbito da Unidade Curricular, Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Minho. Estes projetos foram desenvolvidos na área da motricidade dando ênfase aos jogos e brincadeiras, pois é a partir deles que as crianças enriquecem a suas destrezas motoras e as capacidades de socialização, comunicação, partilha, entreajuda, criatividade, autonomia e responsabilidade. No entanto, a temática da educação ambiental também está inserida nos dois projetos pedagógicos, uma vez que este é um tópico fundamental e que está presente no dia a dia do ser humano. É por isso importante levar as crianças a refletir e repensar nos seus hábitos e práticas ambientais. Os projetos de intervenção pedagógica centrados nos interesses das crianças, foram idealizados e trabalhados com base nas observações e reflexões diárias inseridas em contexto de creche e jardim de infância. No decorrer da prática interventiva as crianças foram desafiadas a dar as suas opiniões e a participar ativamente na realização de cada atividade de forma a manifestarem as suas curiosidades e a expressarem as suas vontades. O trabalho desenvolvido no decorrer do ano letivo, centra-se na importância da aprendizagem ativa, da observação e da escuta das crianças durante todo o projeto de intervenção pedagógica.
This report will present the pedagogical intervention project implemented in the context of Daycare and Kindergarten, within the scope of the Curricular Unit, Supervised Teaching Practice, included in the Master's Degree in Pre-School Education at the University of Minho. These projects were developed in the area of motor skills, emphasizing games, as it is through them that children enrich their motor skills and their abilities for socialization, communication, sharing, mutual help, creativity, autonomy and responsibility. However, the theme of environmental education is also included in the two pedagogical projects, since this is a fundamental topic and one that is present in the daily lives of human beings. It is therefore important to make children reflect and rethink their habits and environmental practices. The pedagogical intervention projects centered on the children's interests were conceived and worked on based on daily observations and reflections inserted in the context of daycare and kindergarten. During the intervention practice, the children were challenged to give their opinions and actively participate in each activity in order to express their curiosities and express their wishes. The work developed during the school year focuses on the importance of active learning, observation and listening to children throughout the pedagogical intervention project.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77928
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório_Diana+Maria+Carvalho+Dias.pdf2,38 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID