Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77916

TítuloAs aprendizagens das crianças em contexto de creche e jardim de infância: dois percursos unidos por uma práxis pedagógica contextualizada
Outro(s) título(s)The children’s learnings in day care and kindergarten context: two paths united by a contextualized pedagogical praxis
Autor(es)Silva, Sara Luísa Pinto da
Orientador(es)Parente, Maria Cristina Cristo
Palavras-chaveAprendizagem ativa
Aprendizagem colaborativa
Desenvolvimento da linguagem e comunicação
Documentação
Trabalho de projeto
Active learning
Collaborative learning
Development of language and communication
Documentation
Project work
Data2021
Resumo(s)O presente relatório pretende apresentar o trabalho desenvolvido em colaboração com as crianças em contextos de creche e jardim de infância. Uma vez que um educador deve nutrir um olhar e escuta atentos de forma a reconhecer as características específicas de cada grupo e cada criança para que, desse modo, possa apoiar significativamente o seu desenvolvimento e aprendizagens, as intervenções desenvolvidas em ambos os contextos focalizam-se em temas distintos, porém, unem-se pela valorização de uma aprendizagem ativa e individualizada, onde as crianças são centrais no seu processo de desenvolvimento. Em contexto de creche, o grupo era constituído por 18 crianças com idades compreendidas entre os dois e os três anos. Em jardim de infância o grupo compunha-se por 23 crianças entre os três e os cinco/seis anos. Atendendo aos interesses e necessidades observados, o projeto de intervenção em contexto de creche baseou-se na promoção do gosto pelos livros e no desenvolvimento da linguagem e comunicação por via dos textos poéticos. Em jardim de infância, recaiu no desenvolvimento de um projeto, recorrendo à Metodologia do trabalho de projeto, a fim de apoiar o grupo na sua curiosidade em saber mais sobre as lagartas. Para além disso, o projeto teve uma dimensão investigativa, onde procurei perceber quais os contributos da aprendizagem colaborativa para o desenvolvimento do mesmo. Em ambos os percursos foi pertinente a abordagem da metodologia de investigação-ação, levando a que os dois projetos atravessassem sistematicamente as fases de planificação, ação, observação e reflexão. Foi enriquecedor apoiar as crianças em creche no desenvolvimento das suas capacidades linguísticas e comunicativas. Em simultâneo, foi também desafiante, pelo facto de desenvolver uma intervenção à distância e, devido a isso, adaptar todas as propostas ao contexto “casa”, de forma a prosseguir com os objetivos identificados. Em contexto de jardim de infância, pude perceber como se desenvolve um trabalho de projeto e quais as suas mais valias para a aprendizagem holística das crianças. Tal como me propus investigar, percebi também que, quando as crianças têm oportunidades para construírem aprendizagens de forma colaborativa, tais aprendizagens revelam-se mais diversas, aprofundadas, significativas e ativas.
This report aims to present the work developed in collaboration with the children in day care and kindergarten context. An educator must listen and foster an attentive look in order to recognize the specific characteristics of each group and each child so that, in this way, they can significantly support their development and apprenticeship. The interventions developed in both contexts focus on different themes, however, they are united by the valorization of active and individualized apprenticeship, where the children are central to their development process. In a daycare context, the group was made up of 18 children aged between two and three years old. As for the kindergarten, the group consisted of 23 children between the ages of three and five/six years old. Given the interests and needs observed, the intervention project in the context of day care was based on promoting a taste for books and the development of language and communication through poetic texts. In kindergarten, the intervention project focused on the development of a project, resorting to the project work methodology, in order to support the group in their curiosity to learn more about caterpillars.Furthermore, the project had an investigative dimension, where I sought to understand the contributions of collaborative learning to its development.. In both paths, the approach of the research-action methodology was relevant, leading both projects to systematically cross the stages of planning, action, observation and reflection. It was enriching to support children in day care in the development of their linguistic and communicative skills. At the same time, it was also challenging, due to the fact that I had to develop a remote intervention and, due to this, adapt all proposals to the contexto “home”, in order to proceed with the identified objectives. In a kindergarten context, I was able to see how a project work is developed and what are its advantages for the children's holistic apprenticeship. As I set out to investigate, I also realized that when children have opportunities to build learning collaboratively, such learning turns out to be more diverse, in-depth, meaningful and active.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77916
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório+Sara+Silva.pdf4,78 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID