Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77915

TítuloConhecimento do mundo: um caminho de descobertas
Outro(s) título(s)Knowledge of the world: a path of discoveries
Autor(es)Costeira, Rita Fernandes
Orientador(es)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Palavras-chaveConhecimento do mundo
Diversidade cultural
Materiais pedagógicos
Cultural diversity
Knowledge of the world
Pedagogical materials
Data2021
Resumo(s)O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Estágio, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Universidade do Minho. A prática pedagógica foi realizada em contexto de creche e de jardim de infância. Com base na observação dos contextos e em conversas com as educadoras foram desenhados projetos de intervenção pedagógica. Este relatório fundamenta, apresenta e analisa criticamente o desenvolvimento desses projetos em ambas as valências e ainda expõe uma reflexão de todo o percurso de estágio, sendo analisados e problematizados diferentes aspetos relativos à prática. Os projetos procuraram envolver as crianças em experiências e atividades em torno do conhecimento do mundo físico e social, visando ampliar as suas oportunidades de aprendizagem. Relativamente ao contexto da creche, as estratégias de intervenção pedagógica centraram-se na exploração de materiais de uso aberto. Em jardim de infância, as estratégias de intervenção pedagógica pretenderam promover o conhecimento dos espaços sociais e culturais da vida das crianças e ainda de outras formas de estar e de viver em termos sociais e culturais, contribuindo para a compreensão da diversidade cultural presente no mundo. A prática pedagógica em creche coincidiu com o primeiro período de confinamento, resultante da pandemia de Covid-19, tendo remetido as propostas de intervenção para o contexto familiar e numa fase final para a educadora. Já em jardim de infância foi possível realizar o estágio em regime presencial com algumas interrupções devido aos isolamentos profiláticos. Apesar de toda esta situação, em ambos os contextos foram desenvolvidas estratégias de intervenção pedagógica que responderam aos interesses das crianças. O desenvolvimento de uma prática com o apoio de ciclos inerentes à metodologia de investigação-ação só foi possível em contexto de jardim de infância com oportunidades para observar, registar, documentar, planear e avaliar a ação pedagógica e as aprendizagens das crianças, de modo a atribuir-lhes sentido no âmbito das experiências e atividades realizadas.
This report is part of the curricular unit entitled Internship inserted in the Master's Degree in Pre- School Education, at the University of Minho. The pedagogical practice was carried out in day-care and kindergarten. The projects were designed based on the observation of both environments and conversations with the teachers. This report substantiates, presents and critically analyses the development of these projects and also exposes a reflection of the entire internship journey, being analysed and problematized different aspects related to the practice. The projects sought to involve children in experiences and activities around the knowledge of the physical and social world, aiming to expand their learning opportunities. In day-care, the pedagogical intervention strategies focused on the exploration of open use materials. In kindergarten, the pedagogical intervention strategies aimed to promote knowledge of the social and cultural spaces of children's lives and also of other ways of being and living in social and cultural terms, contributing to the understanding of the cultural diversity present in the world. The pedagogical practice in day-care happened in the first period of confinement, which resulted from the Covid-19 pandemic, so the intervention proposals were sent to the family and in a final phase to the educator. In kindergarten, it was possible to carry out the internship in person with some interruptions due to prophylactic isolation. Despite this situation, the pedagogical intervention strategies were developed in both contexts that responded to the children's interests. The development of a practice with the support of successive cycles of research-action methodology was only possible in kindergarten with opportunities to observe, record, document, plan and evaluate the pedagogical action and learning of the children, in order to give them meaning in the context of the experiences and activities that were carried out.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77915
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório+de+Estágio_Rita+Costeira.pdf4,34 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID