Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77849

TítuloA exploração da fotografia para construção da evidência e empatia histórica: um estudo com alunos do secundário
Outro(s) título(s)The exploration of photography to develop evidence and historical empathy: a study with high school students
Autor(es)Barbosa, Andreia Sofia Ferreira
Orientador(es)Solé, Glória
Palavras-chaveBurguesia
Empatia histórica
Evidência histórica
Literacia Visual
Bourgeoisie
Historical empathy
Historical evidence
Visual literacy
Data14-Dez-2020
Resumo(s)O relatório de estágio que aqui se apresenta provém da implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada (PIPS), desenvolvido no decorrer do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Procurámos realizar um estudo acerca do desenvolvimento da Evidência e Empatia Histórica, através do recurso a fotografias da época em estudo (Sociedade do Liberalismo). Este estudo foi implementado numa escola secundária de Braga com alunos do 11.º ano de escolaridade, do curso de Línguas e Humanidades. Procurou-se responder às questões: Que ideias prévias expressam os alunos sobre a Sociedade Burguesa do século XIX?; Que literacia visual apresentam os alunos em relação à exploração de fotografias?; Como exploram os alunos as fotografias em termos de evidência histórica?; Que questões colocam às fotografias?; Como se desenvolve a evidência histórica a partir da exploração desta fonte icónica?; Que mecanismos intervém na empatia histórica operada pelos alunos quando exploram fotografias alusivas à temática em estudo?; Como avaliam os alunos as potencialidades da fotografia para a promoção da evidência histórica, empatia histórica e orientação temporal e espacial na aprendizagem da História?. Os instrumentos de recolha de dados resultaram de tarefas que implicavam a análise de fotografia, bem como questionários de levantamento de ideias prévias e finais, assim como uma ficha de metacognição. Os materiais foram produzidos de acordo com os princípios do Construtivismo, com recurso a desafios de análise de documentos históricos. Os dados recolhidos foram analisados de acordo com as técnicas da Grounded Theory. Concluímos que os alunos progrediram nas suas análises, aprendendo a colocar questões às fontes visuais, embora mantivessem, por vezes, mecanismos de leitura que tratam a fotografia como um retrato fiel do passado. No âmbito da Empatia Histórica, os alunos demonstraram análises que se prendem, na maioria, com visões estereotipadas das pessoas do passado ou atribuem-lhes comportamentos anacrónicos típicos do seu quotidiano.
The report presented is the result of the implementation of the supervised pedagogic intervention project developed under the Master’s in History Teaching in the Secondary School, on the Institute of Education of University of Minho. Within the framework of the supervised pedagogic intervention, we aimed to conduct a study regarding the development of Historical Evidence and Empathy with secondary school students through the use of visual aids such as époque photography (end of 19th century, beginning of 20th century). This study was conducted among first year students (10th grade) of Languages and Humanities in a secondary school in Braga. We aimed to answer the following questions: what were the preconceived ideas that the students had regarding the bourgeois society of the 19th century?; What was the students’ visual literacy regarding photography study? How do students explore the photography in terms of historical evidence? What questions are raised regarding the images? How does one develop historical evidence by exploring thisiconic source? What mechanisms intervene in students’ historical empathy while exploring the photography of a specific subject’s theme? How do students evaluate the photography potential for promoting historical evidence, historical empathy and time and space placement in history’s studying and learning?. The instruments of data collection were the result of multiple tasks that implied group and individual photography analysis as well as questionnaires of preconceived ideas and final thoughts and a metacognition exercise sheet. The material used was created based on constructivism and workshop-class principles focusing on the students’ knowledge construct through challenging tasks and historical documents analysis. The collected data was analyzed according to the Grounded Theory techniques. It allowed me to conclude that the students have progressed positively on photography analysis and have learnt to question visual sources while still maintaining reading mechanisms that approach photography as an accurate portrayal of the past times. In the Historical Empathy’s scope, students have showed analysis that are linked mainly to preconceived estereotipes of people from the past or they attribute anachronistic behaviors typical of their day to day lives.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77849
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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