Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77848

TítuloA criança e o transporte ativo: um programa de intervenção
Outro(s) título(s)The child and active transport: an intervention program
Autor(es)Matos, Ana Paula Rodrigues
Orientador(es)Pereira, Beatriz
Coelho, Eduarda Maria Rocha Teles de Castro
Palavras-chaveBicicleta
Crianças
Escola
Programa de intervenção
Transporte ativo
Active transport
Bicycle
Children
Intervention program
School
Data15-Jul-2019
Resumo(s)A vida das crianças é hoje marcada pela falta de autonomia e maior dependência da família nas deslocações para a escola. Práticas parentais com consciência de segurança e dependência do carro, convergem para gerar crianças que vivem vidas cada vez mais sedentárias. Pretende-se identificar e analisar os modos de deslocamento das crianças no trajeto casa-escola e concretizar um programa de intervenção. A tese está organizada em três estudos: Estudo I – estudo exploratório da análise da fiabilidade de um questionário; Estudo II – caraterização do tipo de veículo utilizado, tempo e distância casa-escola, em função da idade e sexo e comparação com seus pais; Estudo III – avaliar a eficácia de um programa de intervenção, implementado numa escola com vista à promoção do transporte ativo. O questionário aplicado “Transporte Ativo e Rotinas” é um instrumento específico que foi desenvolvido no Instituto de Educação – Universidade do Minho. Foi preenchido por alunos e pais. Confirma-se que a reprodutibilidade do questionário “Transporte Ativo e Rotinas”, é aceitável, verificada pelo teste-reteste passado quatro semanas. A distância casa-escola demonstrou ser um dos preditores mais importantes na decisão dos modos de deslocamento. Como meio de transporte os alunos dão preferência ao automóvel, andar a pé e autocarro. Quanto ao sexo e idade não houve diferenças estatisticamente significativas. Existe uma concordância entre a perceção das crianças e dos pais quanto à distância, meio de transporte utilizado e tempo despendido na deslocação casa-escola. Não foi visível uma mudança significativa no comportamento dos alunos relativamente à mobilidade ativa, ainda que se tenham registado pequenas melhorias. Relativamente à posição dos alunos sobre a mobilidade ativa, registaram-se diferenças estatisticamente significativas do pré teste para o pós teste, quer para o grupo de intervenção quer para o grupo de controlo. A mobilidade de e para a escola, deverá ser repensada de um modo prioritário. Deve-se promover a redução de tráfego junto das escolas; privilegiar caminhos pedonais e cicláveis, desincentivar o uso do automóvel, reduzindo ou restringido por completo o estacionamento perto das escolas, acompanhado por uma sensibilização de todos os agentes envolvidos; implementar semáforos para ciclistas e bicicletários; realizar campanhas educativas a favor dos transportes alternativos e permitir ao ciclista a combinação da bicicleta com outros modos de transporte.
Children’s lives today are characterized by the lack of autonomy and greater dependency of the family on the trips to school. Parental practices with safety awareness and car addiction, converge to generate children living increasingly sedentary lives. The goal is to identify and analyze the ways how children move in the home-to-school routes and to materialize an intervention program. The thesis is organized in three studies: Study I – exploratory study of the reliability analysis of a questionnaire; Study II – characterization of the type of vehicle used, time and home-school distance, according to age and sex and comparison with their parents; Study III – evaluate the effectiveness of an intervention program, implemented in a school to promote active transportation. The applied questionnaire “Active Transport and Routines” is a specific instrument which was developed in the Institute of Education - University of Minho. Both students and parents filled out the questionnaire. It is confirmed that the reproducibility of the “Active Transport and Routines” questionnaire is acceptable, verified by the test-retest after four weeks. Home-school distance proved to be one of the most important predictors in the decision of modes of displacement. As a means of transport, students prefer the car, walk and bus. Regarding sex and age, there were no statistically significant differences. There is a concordance between the children’s and parents’ perception of distance, means of transportation used and time spent on home-to-school trips. There was no significant change in student behavior in terms of active mobility, although there were minor improvements. Regarding the students’ position on active mobility, there were statistically significant differences between pre-test and post-test, both for the intervention and for the control group. Mobility to and from school should be regarded as a matter of priority. It should promote the reduction of traffic in schools; favoring pedestrian and cycle paths, discouraging the use of private cars, reducing or completely restricting parking near schools, accompanied by awareness-raising of all the agents involved; implement traffic lights for cyclists and bicycle lifts; carry out educational campaigns in favor of alternative transport and allow the cyclist to combine the bicycle with other modes of transport.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade em Educação Física, Lazer e Recreação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77848
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

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