Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77841

TítuloEstudo de boas práticas de melhoria da eficiência e da qualidade em serviços de saúde através da implementação da filosofia Lean
Outro(s) título(s)Study of good practices for improving efficiency and quality in healthcare services through the implementation of Lean philosophy
Autor(es)Torres, Filipa Daniela da Silva
Orientador(es)Nunes, Eusébio P.
Palavras-chaveDesperdícios
Lean healthcare
Lean thinking
Melhoria contínua
Waste
Continuous improvement
Data2021
Resumo(s)Apesar da filosofia Lean ter surgido no contexto da indústria automóvel, dando origem ao Sistema Toyota de Produção, esta provou ser também eficaz quando aplicada a serviços. Assim, tornou-se pertinente a adoção desta filosofia em serviços de saúde tendo em conta as dificuldades de gestão que são muitas vezes encontradas neste setor e as consequências que os erros cometidos podem ter, não só na qualidade dos serviços, mas também na segurança dos utentes. A presente dissertação incidiu numa recolha de informação baseada em estudos publicados, e na sua análise e compreensão com o objetivo de fazer uma investigação aprofundada sobre os atuais métodos de implementação da filosofia Lean em unidades de saúde, e de que forma estes métodos estão a ser eficientes e a ter o sucesso desejado. No desenvolvimento da dissertação procedeu-se à identificação de padrões e temas chave com o objetivo de apurar características comuns em unidades de saúde com o mesmo contexto para que os erros detetados nestes serviços possam ser padronizados e as ações de melhoria possam ser aplicadas em ambientes semelhantes. Pretende-se, através do desenvolvimento de teorias com base nos padrões aparentes, desenvolver métodos de implementação da filosofia Lean que tenham como principal objetivo a sua manutenção a longo prazo e que sejam adequados ao contexto, eliminando assim o gap existente entre a implementação e a sua manutenção. Os inadequados estilos de liderança abordados, a falta de formação dos profissionais em gestão Lean, a pouca eficácia da comunicação entre gestão de topo e colaboradores acerca dos problemas existentes nas unidades de saúde, a resistência à mudança e a necessidade de automatizar processos para eliminar desperdícios, são as principais lacunas identificadas e que dificultam os processos de implementação da filosofia Lean em unidades de saúde, bem como a sua manutenção.
Although Lean philosophy emerged in the context of the automotive industry, giving rise to the Toyota Production System, it also proved to be effective when applied to services. Thus, the adoption of this philosophy in healthcare services has become pertinent, taking into account the management difficulties that are often found in this sector and the consequences that the mistakes made can have, not only in the quality of services, but also in the safety of the users. This dissertation focused on the collection of information, based on previous studies, and its analysis and understanding with the aim of conducting an in-depth investigation of the current methods of implementing Lean philosophy in healthcare units and how these methods are being used, if they are efficient and have the desired success. In the development of the dissertation, key patterns and themes were identified in order to detect common characteristics in healthcare units with the same context, so that the errors detected in these services can be standardized and the actions of improvement can be applied in similar environments. Through the development of theories based on apparent standards, it is intended to develop methods of implementing Lean philosophy that have as main objective their long-term maintenance and that are appropriate to the context that surrounds them, thus eliminating the gap between implementation and maintenance. The inadequate leadership styles used, the lack of training of professionals in Lean management, the poor effectiveness of communication between top management and employees about the problems existing in healthcare units, resistance to change and the need to automate processes to eliminate waste, are the main gaps identified and that complicate the implementation processes of Lean philosophy in healthcare units, as well as its maintenance.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77841
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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