Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77829

TítuloEnsino de LINUX recorrendo à robótica educativa: contributos para o desenvolvimento do saber científico, técnico e tecnológico
Outro(s) título(s)Teaching LINUX using educational robotics: contributions to the development of scientific, technical and technological knowledge
Autor(es)Sousa, Fernando Barbosa de
Orientador(es)Ramos, Altina
Palavras-chaveConstrução
LINUX
Maker
Robótica
Simulador ROS
Construction
Robotics
ROS simulator
Data9-Mar-2021
Resumo(s)Este relatório enquadra-se na Unidade Curricular Estágio Profissional do 2.º ano do Mestrado de Ensino de Informática e pretende testemunhar o trabalho realizado no contexto da Intervenção Pedagógica Supervisio nada, com o tema Ensino de LINUX recorrendo à robótica educativa, contributos para o desenvolvimento do saber científico, técnico e tecnológico. Todo o trabalho de intervenção foi realizado no Agrupamento de Esco las Alberto Sampaio, Escola Secundária Alberto Sampaio, turma do 3.º ano de Técnico de Gestão e Progra mação de Sistemas Informáticos, na disciplina de Sistemas Operativos. Foi igualmente utilizado um simulador ROS (Robot Operating System) de acesso online que permitiu aos alunos o exercício dos comandos de LINUX para operar um robô sem a necessidade de possuir recursos adicionais. Com este projeto pretendemos, em concreto, verificar qual o interesse educativo do desenvolvimento e da construção gradual de robôs e simuladores de robôs em sala de aula iminentemente prática, incorporando nos mesmos a matéria que se pretende ensinar. Este documento relata toda a prática pedagógica supervisionada e o processo de investigação subjacente, sendo a prática apoiada na metodologia MAKER, na qual o aluno, no centro do processo de ensino-aprendizagem, constrói o seu conhecimento a partir dos desafios e da altura em que os mesmos surgem, balizados pontualmente pelo professor e pelo currículo da disciplina. A recolha de dados foi feita através de inquéritos por questionário e entrevistas. Os resultados quantitativos são apresentados através de gráficos extraídos da Plataforma Google Forms, utilizada pelos alunos para responder aos questionários. A análise qualitativa baseia-se na reflexão a partir da observação crítica de cada aula. Os resultados obtidos com esta turma mostram que houve uma maior adesão dos alunos ao ensino do LINUX através da construção de robôs operados pelo mesmo Sistema Operativo (aplicação prática imediata da matéria lecionada) relativamente à utilização de simuladores e destes relativamente a uma metodologia de ensino mais tradicional baseada em fichas de trabalho. Os desafios colocados pela construção e manipulação dos robôs obrigaram a que os alunos colaborassem em grupo e com o professor de forma eficiente, tivessem sido criativos, incorporando todos os saberes no produto final: o robô de cada grupo construído por eles e operado em LINUX. Todas as competências surgem assim espelhadas no produto final, numa área (informática) onde é ingrato e difícil ensinar no mundo imaterial e abstrato, mas que desta forma e através do robô, permitiu que o aluno construísse o conhecimento no mundo real e concreto, respondendo imediatamente à pergunta fundamental “Aprender isto serve para quê?”.
This report is part of the Professional Internship Curricular Unit of the 2nd year of the Computer Science Master's Degree and aims to witness the work carried out in the context of Supervised Pedagogical Intervention, with the theme: Teaching of LINUX using educational robotics, contributions to the development of scientific, technical and technological knowledge. All intervention work was carried out at the Alberto Sampaio School Group, Alberto Sampaio Secondary School, 3rd year class of Computer Systems Management and Programming Technician, in the Operating Systems discipline. An online access ROS (Robot Operating System) simulator was also used that allowed students to exercise LINUX commands to operate a robot without the need for additional resources. With this project we intend to verify the contributions of the development and gradual construction of robots and robot simulators in an imminently practical classroom, incorporating in them the subject that is intended to be taught. This document reports all the supervised pedagogical practice and research process that followed it, the practice being supported by the MAKER methodology in which the student, at the center of the teaching learning process, builds his knowledge from the challenges and the time when the students they appear, marked out punctually by the teacher and the discipline's curriculum. Data collection was carried out through questionnaires and interviews. The quantitative results were presented through graphics extracted from the Google Forms Platform, used by the students to answer the questionnaires. The qualitative analysis is reflected in the critical observation of each class. The results obtained with this class show that there was a greater adhesion of students to the teaching of LINUX through the construction of robots operated by the same Operating System (immediate practical application of the subject taught) in relation to the use of simulators and these in relation to a more teaching methodology based on worksheets. The challenges posed by the construction and manipulation of robots require students to collaborate in groups and with the teacher efficiently, be creative, incorporating all knowledge in the final product; the robot of each group built by them and operated in LINUX. All competences are thus mirrored in the final product, in an area (informatics) where it is ungrateful and difficult to teach in the immaterial and abstract world, but that in this way and through the robot, allows the student to build knowledge in the real and tangible world, responding immediately to the fundamental question "What’s the purpose of learning this ?".
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado de Ensino de Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77829
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fernando Barbosa de Sousa.pdf5,46 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID