Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77805

TítuloO percurso das crianças com necessidades especiais de 0 a 3 anos e 11 meses na educação especial do Distrito Federal
Outro(s) título(s)The path of children with special needs from 0 to 3 years and 11 months in special education in Distrito Federal
Autor(es)Pérez, Arian Renée Fuentes
Orientador(es)Serrano, Ana Maria
Palavras-chaveEducação especial
Educação precoce
Intervenção precoce na infância
Early education
Early intervention
Especial education
Data2021
Resumo(s)O programa de Educação Precoce do Distrito Federal comemorou 34 (trinta e quatro) anos de atuação junto às crianças com necessidades especiais, atraso ou risco de atraso no desenvolvimento. Trata-se de uma prática inovadora para a realidade brasileira, uma vez que iniciativas na área Educação Especial para crianças pequenas ainda não são facilmente encontradas no país. Ocorre que esse programa é pouco divulgado e conhecido, local e nacionalmente. A finalidade deste trabalho de investigação, além de apresentar a Educação Precoce, é analisar as percepções das famílias participantes do programa em relação ao serviço prestado. Para isso, foram selecionadas três famílias participantes do programa, representadas por suas mães. A coleta dos dados foi realizada através de uma metodologia qualitativa com entrevistas semiestruturadas. Perguntas tais como encaminhamento, matrícula, acolhimento, permanência e experiência de cada um durante o tempo em que seus filhos frequentaram a Educação Precoce foram os eixos das discussões e reflexões. No geral, o programa é bem avaliado pelas famílias, mas questões relacionadas à falta de divulgação sobre o Programa de Educação Precoce, à falta de integração entre os serviços de saúde e de educação e à pouca orientação dos profissionais para referenciação da criança foram temas levantados pelas famílias e discutidos na investigação. Em um país onde não há um serviço de Intervenção Precoce na Infância, o Programa do Governo do Distrito Federal se destaca por ser uma das poucas iniciativas na área da Educação Especial para crianças pequenas. Muito pode ser feito para desenvolvê-lo, pois o trabalho prestado ainda é centrado na criança, mas algumas mudanças são possíveis e as teorias da Intervenção Precoce na Infância têm apenas a contribuir para a superação dos atuais paradigmas e para a evolução do Programa de Educação Precoce.
The Early Education Program of Distrito Federal celebrated thirty-four years of work with children with special needs, delay, or risk of developmental delay. It is an innovative practice for Brazilian reality, since initiatives in the area of Special Education for young children are still not easily found. This Program is little publicized and known locally and nationally. This paper aims to present Early Education and analyze the perceptions of the families participating in the Program about the service provided. So, for this, three families were selected and represented by their mothers. The data was collected using a qualitative methodology with semi-structured interviews. Questions such as the referral, enrollment, reception, permanence, and experience of each one of them when their children attended Early Education were the axes of discussions and reflections. Overall, the Program was well evaluated by families, although questions about the lack of publicity about the Early Education Program, the lack of integration between health and education services; and the lack of guidance from professionals regarding the child's referral were themes raised by the families and discussed in the research. In a country where there is no Early Childhood Intervention service, the Federal District Government Program stands out for being one of the few initiatives in the field of Special Education for young children. Much can still be done to develop it, as the work they provide is still child-centered. However, some changes are possible, and the theories of Early Childhood Intervention can only contribute to overcoming current paradigms and the evolution of the Early Education Program.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77805
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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