Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77805
Título: | O percurso das crianças com necessidades especiais de 0 a 3 anos e 11 meses na educação especial do Distrito Federal |
Outro(s) título(s): | The path of children with special needs from 0 to 3 years and 11 months in special education in Distrito Federal |
Autor(es): | Pérez, Arian Renée Fuentes |
Orientador(es): | Serrano, Ana Maria |
Palavras-chave: | Educação especial Educação precoce Intervenção precoce na infância Early education Early intervention Especial education |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | O programa de Educação Precoce do Distrito Federal comemorou 34 (trinta e quatro) anos de
atuação junto às crianças com necessidades especiais, atraso ou risco de atraso no desenvolvimento.
Trata-se de uma prática inovadora para a realidade brasileira, uma vez que iniciativas na área Educação
Especial para crianças pequenas ainda não são facilmente encontradas no país. Ocorre que esse
programa é pouco divulgado e conhecido, local e nacionalmente. A finalidade deste trabalho de
investigação, além de apresentar a Educação Precoce, é analisar as percepções das famílias
participantes do programa em relação ao serviço prestado. Para isso, foram selecionadas três famílias
participantes do programa, representadas por suas mães. A coleta dos dados foi realizada através de
uma metodologia qualitativa com entrevistas semiestruturadas. Perguntas tais como encaminhamento,
matrícula, acolhimento, permanência e experiência de cada um durante o tempo em que seus filhos
frequentaram a Educação Precoce foram os eixos das discussões e reflexões. No geral, o programa é
bem avaliado pelas famílias, mas questões relacionadas à falta de divulgação sobre o Programa de
Educação Precoce, à falta de integração entre os serviços de saúde e de educação e à pouca orientação
dos profissionais para referenciação da criança foram temas levantados pelas famílias e discutidos na
investigação. Em um país onde não há um serviço de Intervenção Precoce na Infância, o Programa do
Governo do Distrito Federal se destaca por ser uma das poucas iniciativas na área da Educação Especial
para crianças pequenas. Muito pode ser feito para desenvolvê-lo, pois o trabalho prestado ainda é
centrado na criança, mas algumas mudanças são possíveis e as teorias da Intervenção Precoce na
Infância têm apenas a contribuir para a superação dos atuais paradigmas e para a evolução do Programa
de Educação Precoce. The Early Education Program of Distrito Federal celebrated thirty-four years of work with children with special needs, delay, or risk of developmental delay. It is an innovative practice for Brazilian reality, since initiatives in the area of Special Education for young children are still not easily found. This Program is little publicized and known locally and nationally. This paper aims to present Early Education and analyze the perceptions of the families participating in the Program about the service provided. So, for this, three families were selected and represented by their mothers. The data was collected using a qualitative methodology with semi-structured interviews. Questions such as the referral, enrollment, reception, permanence, and experience of each one of them when their children attended Early Education were the axes of discussions and reflections. Overall, the Program was well evaluated by families, although questions about the lack of publicity about the Early Education Program, the lack of integration between health and education services; and the lack of guidance from professionals regarding the child's referral were themes raised by the families and discussed in the research. In a country where there is no Early Childhood Intervention service, the Federal District Government Program stands out for being one of the few initiatives in the field of Special Education for young children. Much can still be done to develop it, as the work they provide is still child-centered. However, some changes are possible, and the theories of Early Childhood Intervention can only contribute to overcoming current paradigms and the evolution of the Early Education Program. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77805 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação+Arian+Renée+Fuentes+Pérez.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons