Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77772

TítuloValue measurement in health care delivery process for a paediatric hospital in Guinea-Bissau
Outro(s) título(s)Avaliação de resultados na prestação de cuidados de saúde num hospital pediátrico na Guiné-Bissau
Autor(es)Aguiar, José Joaquim de Antas de Barros de Queiroz
Orientador(es)Telhada, José
Carvalho, Maria Sameiro
Palavras-chaveElectronic medical records
Guinea-Bissau
Lean healthcare
Sustainability
Volunteer programme
Ferramentas lean na saúde
Guiné-Bissau
Registo médico electrónico
Sustentabilidade
Voluntariado
Data2021
Resumo(s)This project is the result of a volunteer programme that took place in the Republic Guinea-Bissau (RGB) at the Paediatric Hospital, Hospital Pediátrico S. José em Bôr (HPSJB) in the Bor Community. In general, in Guinea-Bissau, there is no clean drinking water, no sanitation network, nor clean hospital care. Reliable electricity is available only with generators or solar panels. In general, the level of education is low and unscientific beliefs about infectious diseases are widespread. Consequently, the infectious disease burden in the country is very high, exacerbated by unprotected sex, sexual violence and unequal access to medical treatments. Guinea-Bissau has scarce logistical resources to receive medications for their hospitalized outpatients, medical equipment and laboratory reagents. It frequently occurs that some key medications are not available for many months. The Paediatric Hospital in the Bor Community does not use information technology for their health care practices which is comparable with the situation in Portugal in the 1970s. Moreover, at the hospital, there are only few people with computer skills, there is no wired network between departments, and therefore a lot of administrative work is done using pen and paper with a high risk of mistakes. Hence, it is exceedingly difficult to provide quality health care by the hospital. This thesis describes the improvements made by the author in the hospital logistical processes and in the development and implementation of an information system and started in March 2018. These improvements were developed based on lean manufacturing principles, and on methods and best practices for some referenced case studies from America, Saudi Arabia and Italy. As a result, the hospital reduced outpatient waiting time, improved outpatient outcomes, increased confidence work for physicians and laboratory technics. technics. Additionally, increased efficiency has been achieved for all staff, and, in general, the hospital has now an improved management system. By bringing new technologies to Hospital and Clinical Analysis Laboratory there was a contribute to boostthe the sector and make it attractive to the medical staff and outpatients. By increasing information sharing within medical departments, people involved are now much more involved in projects. Finally, by improving the productivity of the Clinical Analysis Laboratory, we support the sustainability of medical services based on great empathy between the voluntarist and the host.
Este projecto resulta de um programa de voluntariado no Hospital Pediátrico S. José de Bôr (HPSJB), inserido na Comunidade de Bôr, sito na República da Guiné-Bissau (RGB). Em geral, na Guiné-Bissau não existe água potável, não existe rede de saneamento nem higiene nos cuidados hospitalares com os padrões e exigências europeias. O fornecimento regular de electricidade só está disponível com geradores a gasóleo ou com recurso a painéis solares. O nível de educação, comparando com Portugal, é baixo e há muitas crenças sobre doenças infecciosas. Consequentemente, a taxa de infecção das doenças infecto-contagiosas no país é muito elevada devido aos hábitos de sexo desprotegido, devido à violência sexual e também pelo acesso desigual a tratamentos médicos. A Guiné-Bissau tem escassos recursos logísticos e é frequente haver rupturas de stock de medicamentos e reagentes, durante meses seguidos, que são essenciais para o tratamento dos utentes. O HPSJB não utiliza tecnologias de informação o que é comparável com Portugal nos anos 70. O nível de conhecimentos informáticos, no hospital, é baixo. Não há rede informática estruturada entre os diversos departamentos e há necessidade do trabalho administrativo manual com elevado risco de erros associados. Isso prejudica a qualidade do HPSJB no fornecimento de serviços e cuidados de saúde. Esta tese descreve as melhorias feitas pelo autor nos processos logísticos do hospital, o desenvolvimento e implementação de um sistema de informação que teve início em Março de 2018. Estas melhorias foram desenvolvidas com os princípios, métodos de lean manufacturing e desenvolvimentos de melhores práticas referenciadas em casos de estudo realizados na América, na Arábia Saudita e em Itália. Como resultado, o hospital reduziu o tempo de espera dos utentes, melhorou os resultados dos utentes, aumentou o trabalho e a confiança dos médicos e dos técnicos do Laboratório de Análises Clínicas, conseguiu um trabalho mais eficiente para todo o pessoal e, em geral, o hospital tem agora um sistema de gestão melhorado. Ao trazer novas tecnologias para o Hospital e para o Laboratório de Análises Clínicas, o autor contribuiu para impulsionar o sector e torná-lo atractivo para o corpo clínico e para os utentes. A partilha de informação dentro dos departamentos médicos, tornou as pessoas muito mais envolvidas nos projectos. O incremento da produtividade do Laboratório de Análises Clínicas melhorou a sustentabilidade dos serviços médicos com base numa grande empatia entre o voluntário e o anfitrião.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77772
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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