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TítuloPercursos investigativos na aprendizagem das ciências da natureza no 5.º ano de escolaridade : um caso de estudo centrado na poluição do solo
Autor(es)Rosário, Maria Paula Resende
Orientador(es)Ribeiro, Rui Godinho Lobo Girão
Freitas, Mário Jorge Cardoso Coelho
Data12-Dez-2007
Resumo(s)É de conhecimento geral, que uma das mais importantes metas do Programa de Ciências da Natureza seja sensibilizar para a importância da actividade experimental na elaboração das estruturas conceptuais. Desta maneira, a atitude investigativa, que pode traduzir-se na realização de experiências laboratoriais, ou na pesquisa que o aluno pode realizar de modo mais ou menos autónomo, deverá ser estimulada. Alunos do 5º ano de escolaridade são facilmente atraídos para actividades que impliquem um certo grau de imprevisto. Por isso foi criada uma situação que mobilizou a capacidade de imaginar algo que não é imediatamente realizável, com o objectivo de estimular reflexões. Neste estudo, onde se privilegiou o trabalho experimental, resolução de problemas, trabalho de equipa, teve como principal objectivo, testar a eficácia de um percurso investigativo de cariz experimental, que consistiu na tentativa de resolução de um problema relacionado com a conservação do solo. O estudo centrou-se numa amostra que era constituída por duas turmas do 5º ano de escolaridade. Cada turma desenvolveu um percurso distinto. A turma experimental teve por base o percurso investigativo de cariz experimental e a turma controlo baseouse numa estratégia de ensino “tradicional”. As duas turmas tiveram momentos de avaliação: na primeira aula (avaliação diagnostica – aplicação do pré teste), durante as várias aulas (avaliação contínua – observação directa) e nas últimas aulas (avaliação final – relatório da actividade experimental e aplicação do pós teste). Os resultados obtidos após a aplicação das duas estratégias de ensino, permitem afirmar que os alunos da turma experimental apresentaram melhores resultados do que os alunos da turma controlo. Os resultados desta investigação sugeriram que a realização de actividades experimentais é uma estratégia fundamental, quando se pretende promover práticas de sala de aula eficazes. Estas actividades possibilitam ao aluno a apropriação dos conhecimentos e a mobilização de competências essenciais em Ciência, dando ênfase às acções dos alunos para conferir significado às suas experiências, à sua acção sobre o ambiente. Assim, este estudo serviu para valorizar o ensino experimental, como estratégia de ensino das Ciências da Natureza.
It is a common knowledge that one of the most important goals of the Program of “Ciências da Natureza” is to sensitize for the importance of the experimental activity in the elaboration of the conceptual structures. In this way, the investigation, that can be uttered in laboratories experiments, or in the research that the student can carry through with some autonomy, should be stimulated. 5th grade students are easily attracted to activities with some amount of unexpected. Therefore it was created a situation that mobilized the ability to imagine something that is not immediately possible, with the purpose to simulate reflections. This study, that privileged experimental work, problems resolution and team work, had as main purpose, to test the efficiency of an investigation course of experimental nature, which consisted in the effort to determine a problem related to soil conservation. The study was centred in a sample composed by two 5th grade classes. Each group developed a distinctive route. The experimental class had for bases the investigation way of experimental nature and the control group based its study in a “traditional” teaching strategy. Both classes were evaluated: In the first lesson (diagnosis evaluation – pre-test application), during the several lessons (continuous evaluation – direct observation) and in the last lessons (final evaluation – experimental activity report and after test application). The results that were reached after using the two teaching strategies, allow us to conclude that the students of the experimental class show better results than the ones on the control group. The results of this investigation suggested that carrying out experimental activities is an essential strategy when we want to promote efficient classroom practices. These activities allow the student to appropriate knowledge and the mobilization of competences that are essential in Science, this way enhancing students’ actions giving meaning to their experiments, and their actions over the environment. So, this study served to value experimental teaching, as a strategy of “Ciências da Natureza schooling.”
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Ciências do Ambiente - Área de Especialização em Ensino.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7777
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDF - ENSINO - Dissertações de Mestrado/Master Thesis

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