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https://hdl.handle.net/1822/77754
Título: | Análise da utilização das práticas centradas na família pelos terapeutas da fala |
Outro(s) título(s): | Analysis of the use family-centered practices by speech therapists |
Autor(es): | Araújo, Lara Daniela Almeida |
Orientador(es): | Serrano, Ana Maria |
Palavras-chave: | Abordagem centrada na família Intervenção precoce na infância Práticas centradas na família Terapeutas da fala Early intervention in childhood Family centered approach Family centered practices approaches Speech therapists |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | O impacto da investigação e dos progressos científicos, realizados nas últimas décadas, permitiu
que a concetualização e a operacionalização dos modelos e práticas em Intervenção Precoce na Infância
sofressem uma evolução considerável, com repercussões inquestionavelmente positivas na
implementação da abordagem centrada na família.
As práticas subjacentes a esta abordagem, denominam-se de práticas centradas na família e
têm como objetivo primordial capacitar a família, reconhecendo-lhe o papel central em todo o processo
de intervenção.
Todavia, a mudança para uma abordagem centrada na família e a implementação destas
práticas tem-se revelado um caminho árduo, não só por exigir que se abandone o tradicional modelo
clínico, mas também por obrigar a uma mudança de paradigma.
Neste sentido, o presente projeto de investigação tem por objetivo analisar a frequência de
utilização das práticas centradas na família pelos terapeutas da fala, afetos ou não a projetos públicos
de Intervenção Precoce. A partir do questionário online e anónimo, obtiveram-se 64 respostas que foram
submetidas a uma análise quantitativa de caráter correlacional.
Os resultados gerais do nosso estudo permitem-nos concluir que os terapeutas da fala, que
compõem a nossa amostra, reportam utilizar as práticas centradas na família, no entanto, é também
evidente que parece haver uma falta de clarificação acerca das especificidades que distinguem as
práticas centradas na família de outras práticas utilizadas pelos profissionais, muito em parte pela
escassez de formação especializada a este nível.
Impõem-se, deste modo, a necessidade de se investir, desde a licenciatura, na formação e no
desenvolvimento de competências que permitam aos terapeutas da fala, profissionais habilitados a
trabalhar com crianças dos 0 aos 6 anos, a adoção, consciente, destas práticas que estão associadas a
um aumento da probabilidade da intervenção ter sucesso, e, acima de tudo, ao empoderamento daquele
que será, sempre, o contexto basilar do desenvolvimento da criança: A FAMÍLIA. The impact of the investigation and of the scientific progress, made in recent decades, allowed the conceptualization and operationalization of models and practices on Early Childhood Intervention and suffered a considerable evolution, with unquestionably positive repercussions in the implementation of the family centered approach. The underlying practices to this approach are named family centered practices and have as fundamental goal to empower the family and acknowledge their central role in the process of intervention. However, a change in the approach centered in the family and the implementation of this practices has revealed to be a demanding path, not only for requesting the abandonment of the traditional clinical model, but also for enforcing a paradigm change. Thus, the following investigation project has the goal to analyze the frequency of the use of practices centered in the family through speech therapists, affected or not to publics projects of Early Intervention. We obtained sixty-four answers from an anonymous online questionnaire, that was submitted to a quantitative analysis of correlational character. The general results from our study allowed us to conclude that speech therapists, that comprises our sample, reported having used practices centered in the family. Nevertheless, it is also clear the lack of clarification about specificities that distinguish family centered practices from others used by the professionals, due to the lack of specialized training in this level. It Is essential, therefore, the necessity to invest, from graduation, in the training and skills development that allow speech therapists, certified professionals to work with children from 0 to 6 years old of age, a conscious adoption of these practices associated to an increase in the probability to successful intervention and above all the empowerment of those who will always be crucial in the context of the child: THE FAMILY. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77754 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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