Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77754

TítuloAnálise da utilização das práticas centradas na família pelos terapeutas da fala
Outro(s) título(s)Analysis of the use family-centered practices by speech therapists
Autor(es)Araújo, Lara Daniela Almeida
Orientador(es)Serrano, Ana Maria
Palavras-chaveAbordagem centrada na família
Intervenção precoce na infância
Práticas centradas na família
Terapeutas da fala
Early intervention in childhood
Family centered approach
Family centered practices approaches
Speech therapists
Data2021
Resumo(s)O impacto da investigação e dos progressos científicos, realizados nas últimas décadas, permitiu que a concetualização e a operacionalização dos modelos e práticas em Intervenção Precoce na Infância sofressem uma evolução considerável, com repercussões inquestionavelmente positivas na implementação da abordagem centrada na família. As práticas subjacentes a esta abordagem, denominam-se de práticas centradas na família e têm como objetivo primordial capacitar a família, reconhecendo-lhe o papel central em todo o processo de intervenção. Todavia, a mudança para uma abordagem centrada na família e a implementação destas práticas tem-se revelado um caminho árduo, não só por exigir que se abandone o tradicional modelo clínico, mas também por obrigar a uma mudança de paradigma. Neste sentido, o presente projeto de investigação tem por objetivo analisar a frequência de utilização das práticas centradas na família pelos terapeutas da fala, afetos ou não a projetos públicos de Intervenção Precoce. A partir do questionário online e anónimo, obtiveram-se 64 respostas que foram submetidas a uma análise quantitativa de caráter correlacional. Os resultados gerais do nosso estudo permitem-nos concluir que os terapeutas da fala, que compõem a nossa amostra, reportam utilizar as práticas centradas na família, no entanto, é também evidente que parece haver uma falta de clarificação acerca das especificidades que distinguem as práticas centradas na família de outras práticas utilizadas pelos profissionais, muito em parte pela escassez de formação especializada a este nível. Impõem-se, deste modo, a necessidade de se investir, desde a licenciatura, na formação e no desenvolvimento de competências que permitam aos terapeutas da fala, profissionais habilitados a trabalhar com crianças dos 0 aos 6 anos, a adoção, consciente, destas práticas que estão associadas a um aumento da probabilidade da intervenção ter sucesso, e, acima de tudo, ao empoderamento daquele que será, sempre, o contexto basilar do desenvolvimento da criança: A FAMÍLIA.
The impact of the investigation and of the scientific progress, made in recent decades, allowed the conceptualization and operationalization of models and practices on Early Childhood Intervention and suffered a considerable evolution, with unquestionably positive repercussions in the implementation of the family centered approach. The underlying practices to this approach are named family centered practices and have as fundamental goal to empower the family and acknowledge their central role in the process of intervention. However, a change in the approach centered in the family and the implementation of this practices has revealed to be a demanding path, not only for requesting the abandonment of the traditional clinical model, but also for enforcing a paradigm change. Thus, the following investigation project has the goal to analyze the frequency of the use of practices centered in the family through speech therapists, affected or not to publics projects of Early Intervention. We obtained sixty-four answers from an anonymous online questionnaire, that was submitted to a quantitative analysis of correlational character. The general results from our study allowed us to conclude that speech therapists, that comprises our sample, reported having used practices centered in the family. Nevertheless, it is also clear the lack of clarification about specificities that distinguish family centered practices from others used by the professionals, due to the lack of specialized training in this level. It Is essential, therefore, the necessity to invest, from graduation, in the training and skills development that allow speech therapists, certified professionals to work with children from 0 to 6 years old of age, a conscious adoption of these practices associated to an increase in the probability to successful intervention and above all the empowerment of those who will always be crucial in the context of the child: THE FAMILY.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77754
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Lara+Araújo.pdf5,13 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID