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TítuloO papel dos pais e a importância dos contextos naturais na intervenção em análise do comportamento aplicada com crianças com perturbação do espectro do autismo
Outro(s) título(s)The role of parents and the importance of natural contexts in applied behavior analysis intervention with children with autism spectrum disorder
Autor(es)Goulart, Rayana Melim Torres
Orientador(es)Pereira, Ana Paula da Silva
Palavras-chaveAnálise do comportamento aplicada
Contextos naturais
Participação dos pais
Perturbação do espectro do autismo
Applied behavior analysis
Autism spectrum disorder
Natural contexts
Parents participation
Data2021
Resumo(s)O presente estudo tem o propósito de contribuir e aprofundar o conhecimento e compreensão a respeito do papel e envolvimento das famílias e a importância dos contextos naturais dentro de um processo de intervenção baseado na Análise do Comportamento Aplicada, bem como, as fragilidades e recomendações, sob a luz das práticas recomendadas em intervenção precoce. Para esse fim, desenvolveu-se uma investigação de natureza qualitativa, através da realização de entrevistas semiestruturadas como instrumento de recolha de dados a oito profissionais que exercem a função de técnicos que implementam a Análise do Comportamento Aplicada em Portugal há, no mínimo, um ano e com formação específica na área. Por meio dos resultados obtidos, é possível concluir que há pouco envolvimento das famílias no processo de intervenção. Os participantes referem que, de maneira geral, os pais não participam ativamente das etapas de avaliação, planeamento e intervenção. A participação e o papel dos pais depende da disponibilidade de cada família e se limita à partilha de informações. Os participantes indicam ainda que os contextos naturais são integrados maioritariamente nas etapas de avaliação e intervenção, especificamente a casa e a escola, apesar disso, há maior destaque para os espaços físicos dos ambientes e não para os contextos de vida da criança. As recomendações propostas para promover o aumento do apoio nesses contextos devem conter formação e envolvimento das famílias e da equipa escolar, bem como o empenho dos próprios profissionais em se adaptar às rotinas familiares. Em relação as recomendações e fragilidades do programa para a participação efetiva das famílias no processo de intervenção, os participantes realçaram que promover formações sobre ABA, ter as famílias envolvidas nos processos, oferecer acolhimento e escuta ativa são recomendações significativas. Consideram que algumas características dos pais, situações familiares e a pouca parceria entre os profissionais e famílias podem ser fragilidades à plena participação.
This study has the purpose to contribute and better understand the family’s hole and involvement and the importance of natural contexts inside an intervention process based on Applied Behavior Analysis (ABA), as well as the weaknesses and recommendations considering recommended early intervention practices. In order to do so, a qualitative investigation was performed by using semi-structured interviews as a data colleting tool applied to eight professionals that are technicians who have implemented ABA in Portugal along at least a year and whose graduation is specific. The results show that there is not too much involvement of the families along the intervention process. In general, the participants state that parents do not actively participate of the assessment, planning and intervention phases. Parents participation and hole depend on the availability of each family, which is limited to information sharing. The participants also indicated that the natural contexts are mostly integrated during assessment and intervention phases, specifically at home and school. However, there is a greater highlight to the environment physical spaces, and not to the child life contexts. The recommendations proposals aiming the support rise in these contexts must contain training and involvement of the families and school staff, as well as the effort of the professional along the adaptation to the families’ routines. Concerning the program recommendations and weaknesses to the effective families` participation along the intervention process, the participants highlighted that ABA training promotion, family involvement along the processes, psychological caring, and active hearing are significant recommendations. The participants also consider that some parents’ characteristics, Family situations, and the weak partnerships between families and professionals may be weaknesses to the full participation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77743
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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