Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7770
Título: | Comunicação educacional : do modelo unidireccional para a comunicação multidireccional na sociedade do conhecimento |
Autor(es): | Coutinho, Clara Pereira Bottentuit Junior, João Batista |
Palavras-chave: | Educação Comunicação Web 2.0 |
Data: | Set-2005 |
Editora: | Universidade do Minho |
Citação: | CONGRESSO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 5, Braga, Portugal, 2007 – “Comunidade e cidadania : actas do 5º Congresso SOPCOM". [Braga : Universidade da Minho, 2007]. |
Resumo(s): | Na teia global de informação que chamamos Internet a comunicação mudou radicalmente. Comunicamos hoje de forma tão célere que as distâncias se esbatem a uma velocidade estonteante, na Internet comunicamo-nos de forma directa e em tempo real com todo o mundo. Nunca, em toda a história da humanidade, ideias, informações e produtos circularam com tanta rapidez e facilidade. Neste artigo vamos analisar a evolução do processo da comunicação educativa, começando pelo paradigma de transmissão unidireccional em que o professor era o único detentor da informação e do conhecimento; analisaremos os factores que determinaram a mudança paradigmática e a emergência de um modelo de comunicação bidireccional que valorizou as interacções e o feedback, perdendo o professor protagonismo em favor da intervenção crescente do aluno no processo comunicativo. Equacionaremos sempre o papel das tecnologias, de auxiliares do professor a poderosas ferramentas cognitivas ao serviço do aluno na construção do saber. Numa fase seguinte, vamos centrar a atenção na comunicação na teia global de informação que chamamos Internet e nos desafios que se colocam hoje à escola. Apresentaremos o modelo de comunicação do “hipertexto” por considerarmos que, conceptualmente, é o que melhor perspectiva o paradigma comunicacional da sociedade da Informação. Equacionaremos ainda a mudança mais subtil no paradigma de comunicação da Internet da web 1.0 para a web 2.0, em que o utilizador passa de consumidor a produtor da informação. Terminaremos apresentando algumas ferramentas da web 2.0 (blogs, wikis e podcast) e as enormes potencialidades que oferecem à comunicação educacional. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7770 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sopcom.pdf | 117,58 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |