Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7770

TítuloComunicação educacional : do modelo unidireccional para a comunicação multidireccional na sociedade do conhecimento
Autor(es)Coutinho, Clara Pereira
Bottentuit Junior, João Batista
Palavras-chaveEducação
Comunicação
Web 2.0
DataSet-2005
EditoraUniversidade do Minho
CitaçãoCONGRESSO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 5, Braga, Portugal, 2007 – “Comunidade e cidadania : actas do 5º Congresso SOPCOM". [Braga : Universidade da Minho, 2007].
Resumo(s)Na teia global de informação que chamamos Internet a comunicação mudou radicalmente. Comunicamos hoje de forma tão célere que as distâncias se esbatem a uma velocidade estonteante, na Internet comunicamo-nos de forma directa e em tempo real com todo o mundo. Nunca, em toda a história da humanidade, ideias, informações e produtos circularam com tanta rapidez e facilidade. Neste artigo vamos analisar a evolução do processo da comunicação educativa, começando pelo paradigma de transmissão unidireccional em que o professor era o único detentor da informação e do conhecimento; analisaremos os factores que determinaram a mudança paradigmática e a emergência de um modelo de comunicação bidireccional que valorizou as interacções e o feedback, perdendo o professor protagonismo em favor da intervenção crescente do aluno no processo comunicativo. Equacionaremos sempre o papel das tecnologias, de auxiliares do professor a poderosas ferramentas cognitivas ao serviço do aluno na construção do saber. Numa fase seguinte, vamos centrar a atenção na comunicação na teia global de informação que chamamos Internet e nos desafios que se colocam hoje à escola. Apresentaremos o modelo de comunicação do “hipertexto” por considerarmos que, conceptualmente, é o que melhor perspectiva o paradigma comunicacional da sociedade da Informação. Equacionaremos ainda a mudança mais subtil no paradigma de comunicação da Internet da web 1.0 para a web 2.0, em que o utilizador passa de consumidor a produtor da informação. Terminaremos apresentando algumas ferramentas da web 2.0 (blogs, wikis e podcast) e as enormes potencialidades que oferecem à comunicação educacional.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7770
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sopcom.pdf117,58 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID