Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77673

TítuloProposta de um Balanced Scorecard para a Calçado JPR, Unipessoal Lda.
Outro(s) título(s)Balanced Scorecard proposal for Calçado JPR, Unipessoal Lda
Autor(es)Ribeiro, José Pedro Pacheco
Orientador(es)Silva, Anabela Martins
Palavras-chaveBalanced scorecard
Estratégia
Pequenas e médias empresas
Small and medium enterprises
Strategy
Data2021
Resumo(s)A competitividade entre as empresas tem crescido ao longo do tempo e isto tem feito com que estas procurem adaptar a forma como gerem a sua atividade, fazendo com que o seu interesse em ferramentas de controlo de gestão cresça. Uma das ferramentas mais populares de controlo de gestão é o Balanced Scorecard (BSC), uma metodologia que providencia às empresas uma oportunidade de medir o seu desempenho, mas também de acompanhar o progresso da sua estratégia. Contudo, apesar dos diversos estudos que demonstram os benefícios provenientes da utilização do BSC, esta ferramenta continua a ser pouco utilizada em Portugal, especialmente em pequenas e médias empresas. Assim, o presente relatório tem como objetivo o desenvolvimento de uma proposta de um BSC para a empresa Calçado JPR, Unipessoal Lda, uma empresa portuguesa do setor do calçado, e dar cumprimento aos requisitos do artigo 9.º do Regulamento de Inscrição, Estágio e Exame Profissionais da Ordem dos Contabilistas Certificados, que viabilizará a dispensa ao estágio. O estágio curricular realizado na empresa Calçado JPR Unipessoal Lda, teve início no dia 25 de setembro de 2020 e conclusão no dia 25 de março de 2021, correspondendo a um total de 687 horas. No desenvolvimento do relatório seguiu-se um paradigma qualitativo, caraterizado pela estratégia investigação-ação. A recolha de dados foi feita com recurso à observação participante e de entrevistas informais à gerência da empresa. Neste relatório foi apresentada a missão, visão e valores da empresa, a análise ao seu ambiente interno e externo que foram resumidas numa análise SWOT, a estratégia da empresa e a proposta do BSC e do mapa estratégico para sua tradução. O Desenvolvimento desta proposta ajuda a combater a lacuna existente na literatura em estudos desta natureza em empresas desta dimensão, mas também serve como estímulo ao desenvolvimento de um planeamento mais cuidado das atividades e mais focado nos resultados a longo prazo por parte das pequenas e médias empresas.
The competitiveness between companies has grown over time and this has made them seek to adapt the way they manage their activity, causing their interest in management control tools to grow. One of the most popular management control tools is the Balanced Scorecard (BSC), a methodology that provides companies with an opportunity to measure their performance, but also to track the progress of their strategy. However, despite the various studies that demonstrate the benefits arising from the use of the BSC, this tool continues to be underused in Portugal, especially in small and medium-sized companies. Thus, this report aims to develop a proposal for a BSC for the company Calçado JPR, Unipessoal Lda, a Portuguese company in the footwear sector, and comply with the requirements of article 9 of the Regulation for Enrollment, Internship and Professional Examination of the Chartered Accountants Association, which will enable dismissal from the internship. The curricular internship carried out at the company Calçado JPR Unipessoal Lda, began on September 25, 2020 and concluded on March 25, 2021, corresponding to a total of 687 hours. In the development of the report, a qualitative paradigm was followed, characterized by the action research strategy. Data collection was carried out using participant observation and according to company information. This report presented the company's mission, vision and values, an analysis of its internal and external environment that were summarized in a SWOT analysis, a company strategy and a proposal of a BSC and a strategic map for its translation. The development of this proposal helps to reduce an existing gap in the literature in studies of this nature in companies of this size, but it also serves as a stimulus to the development of a more careful planning of activities and more focused on long-term results by small and medium-sized companies.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Contabilidade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77673
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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