Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77657

TítuloO papel da identidade vocacional no rendimento académico de estudantes universitários moçambicanos
Outro(s) título(s)The role of vocational identity in the academic performance of mozambican university students
Autor(es)Freitas, Beatriz de Sousa
Orientador(es)Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha Soares
Palavras-chaveRendimento académico
Identidade vocacional
Regressão linear
Moçambique
Estudantes universitários
Academic achievement
Vocational identity
Linear regression
Mozambique
University students
Data14-Fev-2022
Resumo(s)No ensino superior, o rendimento académico é, geralmente, representado pela capacidade de os estudantes atingirem metas a nível académico nas disciplinas do curso. Esta é uma variável que pode ser relacionada com os aspetos do desenvolvimento da carreira, como a identidade vocacional, que é definida como uma componente do autoconceito, fundamental às decisões de carreira. Contudo, detetam-se incongruências na literatura relativamente à relação entre as duas variáveis. Este tema assume particular importância em contextos vulneráveis como é o caso de Moçambique. Assim, analisou-se a identidade vocacional de estudantes universitários moçambicanos para compreender o papel da identidade vocacional no seu rendimento académico, com recurso à subescala da Identidade Vocacional da Escala A Minha Situação Vocacional. Participaram 217 alunos de ambos os sexos [151 (69.6%) homens, com idades entre os 18 e os 58 anos] de duas universidades moçambicanas, maioritariamente trabalhadores-estudantes (57.1%) e a frequentar o segundo ano do curso (47.5%). Os resultados de uma regressão linear indicam que a identidade vocacional é um preditor inverso do rendimento académico. São discutidas as implicações destes resultados na adaptação e sucesso no ensino superior do contexto moçambicano.
In higher education, academic achievement is generally represented by the ability of students to achieve academic goals in the course subjects. This variable can be related to aspects of career development, such as vocational identity, which is defined as a component of self concept, fundamental to career decisions. However, there are inconsistencies in the literature regarding the relationship between the two variables. This theme is particularly important in vulnerable contexts such as Mozambique. Thus, the vocational identity of Mozambican university students was analyzed to understand the role of vocational identity in their academic performance, using the Vocational Identity subscale of the My Vocational Situation Scale. 217 students of both sexes [151 (69.6%) men, aged between 18 and 58] from two Mozambican Universities participated in this study, mostly student-workers (57.1%) and attending the second year of the course (47.5%). The results of a linear regression indicate that vocational identity is an inverse predictor of academic achievement. The implications of these results for adaptation and success in higher education in the Mozambican context are discussed.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77657
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Beatriz de Sousa Freitas.pdf993,88 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID