Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77597

TítuloConceção e desenvolvimento de ecopontos subterrâneos de recolha diferenciada
Outro(s) título(s)Design and development of underground recycling bins
Autor(es)Barbosa, José Pedro Lagarteira
Orientador(es)Seabra, Eurico
Palavras-chaveEcoponto subterrâneo
Gancho duplo
Projeto mecânico
Tempo de recolha
Collection time
Double hook
Mechanical project
Underground bin
Data1-Fev-2022
Resumo(s)O projeto de dissertação exposto foi realizado de acordo com o tema proposto pela empresa 3EcoAmbiente e teve como objetivo a implementação de um sistema de ecopontos subterrâneos mais eficiente. O aumento exponencial da produção de resíduos e a constante necessidade do melhoramento da gestão de recursos, são fatores cruciais que contribuem para o desenvolvimento de sistemas de recolha contentorizada de maior eficiência. O aumento da sua eficiência traduz-se na redução dos tempos de recolha dos ecopontos e na redução da dificuldade da sua higienização. Posto isto, inicialmente, foi estudado um sistema de ecopontos subterrâneos montado pela empresa proponente e foram identificadas as suas limitações relativamente às opções de vanguarda do mercado. Das suas limitações destacam-se o manuseamento da plataforma pedonal e a utilização de um sistema de engate simples durante a sua recolha. Assim, foi desenvolvido um sistema de ecopontos de recolha unificada com controlo remoto dos alçapões inferiores por atuação de um sistema de gancho duplo. Com isto, elimina-se a etapa de manuseamento da plataforma pedonal, promovendo-se uma recolha mais rápida. Para além disso, o controlo automatizado dos alçapões permite que este sistema seja facilmente higienizado através da utilização de camiões especializados para o efeito. Deste modo, torna-se possível alcançar uma redução de até 46% no tempo de recolha de resíduos, dependendo de fatores como a experiência do operador e o tipo de grua utilizado. Tendo em conta o que foi dito, foi realizada a modelação CAD 3D do sistema desenvolvido, no qual foram identificados todos os seus componentes e explicitadas as suas sequências de fabrico, seguida de uma simulação CAE para a sua avaliação estrutural. Para além disso, foi abordada a sua montagem e acabamento, com a respetiva identificação de elementos de conexão que permitam o devido funcionamento do sistema.
The exposed dissertation project was carried out in syntony with the theme proposed by the 3EcoAmbiente company and the objective was the implementation of a more efficient underground bin system. The exponential increase in waste production and the constant need to improve resource management are crucial factors that contribute to the development of more efficient containerized collection systems. The increase in efficiency translates into a reduced bin collection time and an easier cleaning process. Having said that, initially, a system of underground bins assembled by the proposing company was studied, and its limitations were identified in relation to the leading options on the market. Among its limitations, the handling of the pedestrian platform and the use of a simple coupling system during its collection are the ones that stand out. Thus, a system of unified underground bins was developed with remote controlled lower trapdoors through the actuation of a double hook system. With this, the stage of handling the pedestrian platform is eliminated, promoting a faster collection. Furthermore, the automated control of the trapdoors allows this system to be easily sanitized using specialized trucks for this purpose. In this way, it is possible to achieve a reduction of 46% in waste collection time, depending only on factors such as the operator's experience and the type of crane used in the process. Considering what was said, a 3D CAD modelling of the developed system was carried out, in which all its components were identified and their manufacturing sequences explained, followed by a CAE simulation for its structural evaluation. Furthermore, its assembly and finishing were addressed, with the identification of connection elements that allow the proper functioning of the system.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica (especialização em Manufatura Aplicada)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77597
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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