Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77582

TítuloA influência das tendências de comunicação online no desempenho de marcas de moda
Autor(es)Jesus, Lúcia Catarina Fernandes de
Orientador(es)Guedes, Graça
Palavras-chaveComunicação online
Moda
Processo de compra
Tendências de moda
Redes sociais
Online communication
Brand decenio mediterrano
Fashion purchase
Trends
Data2019
Resumo(s)Esta dissertação insere-se no percurso de formação académica do Curso de Design de Comunicação de Moda. A definição e escolha deste título: A Influência das Tendências de Comunicação Online no Desempenho de Marcas de Moda, coincide com a sua própria ideia deste objeto de estudo. A escolha do tema resulta da motivação pessoal sobre a temática de tendências no domínio da moda em relação com as compras de vestuário no ambiente online. Para melhor compreender o processo de compra e tomada de decisão, analisaram-se contextos bibliográficos, bem como se procedeu ao estudo do caso de uma marca de moda nacional, a Decenio Mediterrano. Ao longo da elaboração deste trabalho, destacam-se duas partes importantes que constituem o corpo da pesquisa. No que se refere ao capítulo 2, este reflete uma visão global teórica sobre contextos e matérias relacionadas com a comunicação, moda, consumidores e tendências, pretende consolidar conhecimentos que constituíram o enquadramento teórico do trabalho, necessário ao desenvolvimento da etapa seguinte. A segunda parte, o capítulo 3, desenvolve e aprofunda o estudo da marca, no qual são apresentados conteúdos de natureza relacional de consumo, fatores influenciadores no mercado online, tratamento e análise de informação obtida por questionário aplicado online, sobre o procedimento de escolha e as opiniões dos consumidores relativamente à marca. Esta investigação conduziu ao conhecimento sobre a marca, sobre o seu funcionamento e propostas dos seus auxílios interativos no ambiente online, onde estão subjacentes conteúdos sobre ofertas de estilos de vida no contexto do vestuário, gastronomia e viagens, bem como procedimentos na venda, entrega de produtos e atuações perante os seus consumidores. No plano científico, esta experiência proporcionou ainda melhorar a articulação de ideias, criar maior perceção na dinâmica profissional, produzindo assim vínculos e relações no âmbito da comunicação de moda.
This master thesis is part of the academic Fashion Communication Design course. The definition and choice of this title: The Influence of Online Communication Trends On Fashion Brands Performance, matches its own idea of this study object. The choice of this subject results from a personal motivation about the thematic trends relative to fashion purchase in the online environment. In order to a better understanding of the purchasing and decision-making process, we analyzed bibliographical contexts, as well as doing specific research on the case of study of a national fashion brand, called Decenio Mediterrano. Throughout the development of this work, we focused on two important parts that compose this research. Regarding chapter 2, it reflects a theoretical overview of contexts and subjects related to communication, fashion, consumers, trends and state of art. It aims to consolidate knowledge that served as an instrument and necessary substance for the next stage of this job development. Concerning chapter 3, it develops and deepens the experimental procedure of the cited brand where contents are presented in a relational nature of consumption, crucial factors in the online market, treatment and chart analysis, as well as query investigation about consumers’ choices and their opinions on this brand. This research has determined the knowledge about the brand, how it works and proposals of its interactive online aids, where underlie contents about offers of lifestyle on clothing context, gastronomy, travel, sales procedures, products deliveries and performances towards its consumers. Regarding the scientific method, this experience has also improved the articulation of ideas, creating greater awareness of the professional dynamics, producing links and relationships in the field of fashion communication.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Design de Comunicação de Moda
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77582
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Lúcia+Catarina+Fernandes+de+Jesus.pdf14,14 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID