Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77561
Título: | Da aprendizagem na escola digital. O regresso do behaviorismo |
Autor(es): | Pacheco, José Augusto |
Palavras-chave: | Escola digital Aprendizagem Behaviorismo Subjetividade |
Data: | 30-Jul-2021 |
Editora: | Região Autónoma da Madeira. Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos |
Revista: | Revista Diversidades |
Citação: | Pacheco, J. A. (2021). Da aprendizagem na escola digital: o regresso do behaviorismo? Diversidades, 58, 12-16. https://pt.calameo.com/read/0064406818c9342b50072 |
Resumo(s): | Num dossiê temático da Revista Diversidades sobre “Desafios da Educação num cenário pós- -pandemia”, apresento um artigo que é uma análise conceptual sobre a escola digital, sobretudo na essência da sua razão de ser: a aprendizagem. Tendo como ponto de partida os contributos de Selwyn e de Williamson sobre a governação digital da educação, discutindo, respetivamente, o papel insubstituível dos professores e as ideologias relacionadas com a conectividade, a digitalização e a dataficação, abordo o regresso do behaviorismo à escola por intermédio do poder instrumentarista e de tudo o que representa em termos da aprendizagem personalizada. Neste caso, e socorrendo-me da leitura de “A era do capitalismo da vigilância. A disputa por um futuro humano na nova fronteira do poder”, de Zuboff, argumento que a escola digital, que conheceu uma significativa aceleração com a pandemia de COVID-19, legitima uma conceção de aprendizagem behaviorista centrada nas mais poderosas tecnologias de controlo da experiência humana. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77561 |
ISSN: | 1646-1819 |
Versão da editora: | https://pt.calameo.com/read/0064406818c9342b50072 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DaAprendizagemNaEscolaDigital.pdf | 648,97 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons