Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/7748
Título: | Atitudes e práticas dos professores do 1º CEB face às ciências e ao ensino experimental das ciências : comparação entre escolas rurais isoladas e escolas urbanas |
Autor(es): | Ferreira, Maria Eduarda Reis, Carlos F. Tracana, Rosa Branca Leitão, J. Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Ensino experimental das ciências Professores do 1º CEB Atitudes face às ciências Meio rural Meio urbano |
Data: | Dez-2007 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Literacia e Bem-Estar da Criança |
Revista: | Revista em Literacia e Bem-Estar da Criança |
Citação: | "Revista em Literacia e Bem-Estar da Criança". ISSN 1646-7329. 1:2 (Dez. 2007) 25-45. |
Resumo(s): | O objectivo do presente estudo é conhecer as atitudes dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) face às ciências e saber se as metodologias de ensino utilizadas incluem actividades práticas e experimentais de ciências. A nossa investigação baseou-se numa amostra de 199 escolas de meio rural e urbano do distrito da Guarda. A hipótese de estudo formulou-se da seguinte forma “os professores do 1º CEB que trabalham permanentemente em escolas isoladas apresentam mais baixos scores de atitudes face às ciências e ao ensino das ciências”. Os dois instrumentos usados no estudo foram adaptados de Vásquez-Alonso & Manassero-Mas (1997) e Barros & Losada (2001). Os resultados mostram que os professores de escolas do meio rural apresentam atitudes menos positivas face às ciências e ao ensino das ciências, bem como desenvolvem menos procedimentos experimentais do que os professores do meio urbano. Isto revela que o contexto de meio rural é um entrave para o desenvolvimento do ensino experimental das ciências. Os resultados sugerem que a transferência dos professores e alunos de pequenas escolas isoladas para maiores agrupamentos escolares poderá proporcionar uma mais adequada socialização e um melhor contexto para o desenvolvimento de atitudes positivas face às ciências e a um mais efectivo ensino experimental das ciências. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/7748 |
ISSN: | 1646-7329 |
Versão da editora: | http://www.libecline.pt.tp/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) DCILM - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AtitudesProfs.pdf | Artigo | 613,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |