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TítuloAtitudes e práticas dos professores do 1º CEB face às ciências e ao ensino experimental das ciências : comparação entre escolas rurais isoladas e escolas urbanas
Autor(es)Ferreira, Maria Eduarda
Reis, Carlos F.
Tracana, Rosa Branca
Leitão, J.
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveEnsino experimental das ciências
Professores do 1º CEB
Atitudes face às ciências
Meio rural
Meio urbano
DataDez-2007
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Literacia e Bem-Estar da Criança
RevistaRevista em Literacia e Bem-Estar da Criança
Citação"Revista em Literacia e Bem-Estar da Criança". ISSN 1646-7329. 1:2 (Dez. 2007) 25-45.
Resumo(s)O objectivo do presente estudo é conhecer as atitudes dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) face às ciências e saber se as metodologias de ensino utilizadas incluem actividades práticas e experimentais de ciências. A nossa investigação baseou-se numa amostra de 199 escolas de meio rural e urbano do distrito da Guarda. A hipótese de estudo formulou-se da seguinte forma “os professores do 1º CEB que trabalham permanentemente em escolas isoladas apresentam mais baixos scores de atitudes face às ciências e ao ensino das ciências”. Os dois instrumentos usados no estudo foram adaptados de Vásquez-Alonso & Manassero-Mas (1997) e Barros & Losada (2001). Os resultados mostram que os professores de escolas do meio rural apresentam atitudes menos positivas face às ciências e ao ensino das ciências, bem como desenvolvem menos procedimentos experimentais do que os professores do meio urbano. Isto revela que o contexto de meio rural é um entrave para o desenvolvimento do ensino experimental das ciências. Os resultados sugerem que a transferência dos professores e alunos de pequenas escolas isoladas para maiores agrupamentos escolares poderá proporcionar uma mais adequada socialização e um melhor contexto para o desenvolvimento de atitudes positivas face às ciências e a um mais efectivo ensino experimental das ciências.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7748
ISSN1646-7329
Versão da editorahttp://www.libecline.pt.tp/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)
DCILM - Artigos (Papers)

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