Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77455

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Guilherme Rego dapor
dc.contributor.authorFigueiredo, Rosemara Nunes de Oliveirapor
dc.date.accessioned2022-05-05T09:50:34Z-
dc.date.available2022-05-05T09:50:34Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77455-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)por
dc.description.abstractO trabalho tem como foco investigar as dimensões pedagógicas e as dimensões burocráticas da supervisão escolar do município de São Paulo. Busca conhecer as atribuições desse profissional dentro da unidade escolar e os impactos na práxis. A metodologia utilizada foi a qualitativa, pois busca-se compreender as percepções dos atores envolvidos. Como a supervisão escolar tem a identidade técnica e fiscalizadora, deixada como marca pela história, a investigação tem por objetivo apurar quais as percepções que a comunidade escolar tem hoje a respeito desse profissional e em qual perspectiva ele está atuando. Norteiam a pesquisa questões que problematizam a ambiguidade dos estilos de liderança para promover uma educação de qualidade na figura de um líder educacional. Interessa saber se existe ou não uma preocupação com o fazer pedagógico tanto quanto com as questões burocráticas e os resultados dessas ações supervisivas. O caminho percorrido envolve análise documental e entrevistas com equipes gestoras, professores, e supervisores, todos na ativa, da rede municipal de São Paulo, nas diferentes modalidades de ensino (CEI, EMEI, EMEF e escola infantil conveniada). As entrevistas foram semiestruturadas e aconteceram de forma remota, pois estamos em isolamento social devido ao COVID -19. Todas as perguntas orientadoras foram respondidas com a análise das entrevistas. O enquadramento teórico pautase no estudo do tema liderança e nas teorias da administração, mais especificamente a teoria clássica da administração cientifica e burocrática. Os objetivos traçados foram alcançados. Como conclusão de estudo de caso nota-se que há diferenças de ações supervisivas entre os supervisores. Alguns conseguem equilibrar, com muita excelência as dimensões pedagógicas e burocráticas dentro de uma organização educativa. O supervisor que se preocupa com a dimensão pedagógica tanto quanto com a dimensão burocrática é admirado, respeitado e aguardado pelo grupo. Sua contribuição enriquece as ações daquela organização impactando as pessoas e com resultados muito satisfatórios na qualidade de ensino. Desenvolve a prática da supervisão pedagógica, aquela que ouve, orienta, discute, partilha conhecimento, elabora em conjunto as ações, busca promover o ensino de qualidade. Enquanto que outros supervisores ainda permanecem no passado, com uma supervisão burocrática, sem conhecer as escolas que supervisionam, sem se preocupar com o trabalho pedagógico e os seus desafios. Mero técnico-fiscalizador.por
dc.description.abstractThe work focuses on investigating the pedagogical and the bureaucratic dimensions of school supervision in São Paulo. Search to know the attributions of this professional within the school unit and the impacts on praxis. The methodology used was qualitative, as it seeks to understand the perceptions of the actors involved. How school supervision has the technical and supervisory identity, left as a mark by history, the investigation aims to find out which perceptions the community school has now a days about this professional and in what perspective are they acting. Questions that problematize the ambiguity of the leadership styles to promote quality education in the figure of a educational leader. It is interesting to know if there is or not a concern with the pedagogical do as much as with bureaucratic issues and results of these supervisory actions. The path taken involves document analysis and interviews with management teams, teachers, and supervisors, all in the active, from the municipal network of São Paulo, in the different modalities of education (CEI, EMEI, EMEF and partner school). The interviews were semi-structured and happened remotely, because we are in a social isolation due to COVID -19. All guiding questions were answered with the analysis of the interviews. The theoretical framework is based on the study of the theme of leadership and in management theories, but specifically the classical theory of administration, scientific and bureaucratic. The goals set were achieved. As a case study conclusion note that there are differences in supervisory actions between supervisors. Some manage to balance, with great excellence, the pedagogical dimensions and bureaucracy within an educational organization. The supervisor who is concerned with the pedagogical dimension as much as with the dimension bureaucracy is admired, respected and awaited by the group. Your contribution enriches the actions of that organization by impacting people and with very satisfactory results in the quality of teaching. Develops the practice of pedagogical supervision, one that listens, guides, discusses, shares knowledge, elaborates the actions together, seeks to promote the teaching of quality. While other supervisors are still in the past, with bureaucratic supervision, without knowing the schools they supervise, without worrying about the pedagogical work and their challenges. Mere technicalsupervisor.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectLíderpor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectSupervisão burocráticapor
dc.subjectSupervisão escolarpor
dc.subjectSupervisão pedagógicapor
dc.subjectBureaucratic supervisionpor
dc.subjectLeaderpor
dc.subjectLeadershippor
dc.subjectPedagogical supervisionpor
dc.subjectSchool supervisionpor
dc.titleAs dimensões pedagógicas e burocráticas no processo de liderança do Supervisor Escolar do município de São Paulo: um estudo de casopor
dc.title.alternativeThe pedagogical and bureaucratic dimensions in the process of leadership of the school supervision in the city of São Paulo: a case studypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202942570por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação+Rosemara+Figueiredo.pdf2,58 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID